Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1354
Título: Lesão muscular em veado catingueiro (subulo gouazoubira) e a aplicabilidade da termografia de infravermelho como método auxiliar de diagnóstico: um relato de caso
Autor(es): Melo, Luciana Magalhaes
Ferreira, Francisco Igor Uchoa
Páscoa, Eliziane Araújo da
Palavras-chave: Miopatia
veado-catingueiro
termografia
Data do documento: 6-Dez-2023
Citação: FERREIRA, Francisco Igor Uchoa; PÁSCOA, Eliziane Araújo da. Lesão muscular em veado catingueiro (subulo gouazoubira) e a aplicabilidade da termografia de infravermelho como método auxiliar de diagnóstico: um relato de caso. 2023. 29f. Artigo (Graduação em Medicina Veterinária). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: Os cervídeos são o segundo mais diversificado grupo de ruminantes e grandes herbívoros. A espécie veado-catingueiro (Subulo gouazoubira) é o cervídeo brasileiro mais abundante no bioma da caatinga. A manutenção destes animais em cativeiro é bastante desafiadora, uma vez que estes agitam-se com facilidade e possuem grande susceptibilidade ao estresse por manuseio ou contenção. É necessário bastante cuidado no tratamento destes animais. Uma vez doentes, podem ter uma recuperação comprometida devido ao estresse para realização de exames e manuseio. O animal deste relato sofreu lesão muscular. Embora o prognóstico para lesão muscular seja bom, é de suma importância que se faça o tratamento de forma adequada, respeitando as características desta espécie. Ferramentas diagnósticas não invasivas são excelentes escolhas para estes animais, uma vez que evitam que sejam submetidos a mais uma forma de estresse para o fechamento de diagnóstico. Desta forma, a termografia infravermelha (TI) mostra-se uma boa opção como método de auxílio diagnóstico O objetivo do presente trabalho é relatar o caso de uma veada acometida com lesão muscular, e avaliar a aplicabilidade da utilização da termografia infravermelho como ferramenta de auxílio diagnóstico. Os achados da avaliação com TI corroboraram com a suspeita clínica de lesão muscular, bem como auxiliaram no monitoramento da paciente durante a abordagem terapêutica para avaliar a evolução do caso. A paciente do presente relato recuperou-se totalmente da lesão muscular,voltando a caminhar sem dificuldade após a intervenção terapêutica e repouso prolongado.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1354
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELIZIANE ARAÚJO DA PÁSCOA FRANCISCO IGOR UCHOA FERREIRA TCC.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.