Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1353
Título: Impacto da pandemia por covid-19 na qualidade de vida dos professores da educação infantil e fundamental em uma escola particular em fortaleza-ce.
Autor(es): Vitoriano, Natalia Aguiar Moraes
Lima, Cynara Carneiro de
Almeida, Vera Lucia Santos
Palavras-chave: Pandemia
Covid-19
Educação
Qualidade de Vida
Data do documento: 14-Jun-2022
Citação: ALMEIDA, Vera Lucia Santos; LIMA, Cynara Carneiro de. Impacto da pandemia por covid-19 na qualidade de vida dos professores da educação infantil e fundamental em uma escola particular em fortaleza-ce. 2022. 33f. Artigo (Graduação em Fisioterapia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: INTRODUÇÃO: No final de 2019 surgiu em Wuhan na China o COVID-19 que se espalhou rapidamente pelo mundo, sendo assim considerado uma pandemia. Com o intuito de evitar essa propagação, foram adotadas medidas de distanciamento social e isolamento de casos suspeitos. Com isso, instituições como escolas e universidades foram fechados mantendo somente serviços essenciais abertos. A pandemia foi um grande desafio para a saúde, economia e na educação, na qual houve paralisação das atividades presenciais adotando assim o sistema remoto. OBJETIVO: Analisar se houve impacto na qualidade de vida dos profissionais da educação infantil e fundamental devido a pandemia por Covid-19. METODOLOGIA: Tratou-se de um estudo do tipo transversal, de caráter quantitativo que ocorreu em uma escola creche da rede particular de ensino. A coleta de dados aconteceu durante o período de março a maio de 2022, conforme critérios de elegibilidade e após a aprovação do comitê de ética. RESULTADOS E DISCUSSÕES: De acordo com o questionário de qualidade de vida WHOQOL sobre os domínios físicos, psicológicos, relações sociais e meio ambiente os participantes avaliaram sua qualidade de vida nem satisfatória nem insatisfatória classificando assim regular. Contudo analisamos também que o percentual encontrado de profissionais que adquiriram a covid-19 foi baixa, porém ainda existem aspectos na vida desses participantes que precisam melhorar como no domínio meio ambiente e no domínio físico. Observou-se a presença de um percentual elevado de mulheres, como professoras do ensino infantil e fundamental, considerando que a mulher é vista melhor nessa ocupação pelo simples fato de ser mãe, pois a educação infantil é vista como uma ampliação do lar. Apesar de conter vários estudos sobre Covid-19 não se tem publicações sobre o professor nesse cenário. CONCLUSÃO: Entretanto a partir dos nossos resultados em que foi apontado algumas alterações dentro do quesito da qualidade de vida desses professores, possamos futuramente trabalhar mais atividades de educação em saúde, com abordagens preventivas para esse colaborador, desde os cuidados com as dores no corpo até as limitações que sentem em decorrência das atividades no seu ambiente de trabalho.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1353
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CYNARA CARNEIRO DE LIMA VERA LUCIA SANTOS ALMEIDA_TCC.pdf989,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.