Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1351
Título: A contribuição dos cuidados farmacêuticos na qualidade de vida dos pacientes com hipertensão arterial sistêmica: uma revisão integrativa
Autor(es): Firmino, Paulo Yuri Milen
Custódio, Thalyta Ferreira
Silva, Rayssa Gomes da
Palavras-chave: Hipertensão
Assistência farmacêutica
Terapia medicamentosa
Data do documento: 15-Jun-2023
Citação: CUSTÓDIO, Thalyta Ferreira; SILVA, Rayssa Gomes da. A contribuição dos cuidados farmacêuticos na qualidade de vida dos pacientes com hipertensão arterial sistêmica: uma revisão integrativa. 2023. 17f. Artigo (Graduação em Farmácia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: A Hipertensão Arterial Sistêmica é uma doença crônica determinada por elevados níveis da pressão sanguínea nas paredes das artérias, o que faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer o sangue circular pelos vasos sanguíneos. Considerada um problema de saúde pública no Brasil e no mundo, os altos índices da doença são alarmantes e vem instalando-se precocemente nos indivíduos. Isso, em função do estilo de vida, que por sua vez é um fator de risco para a doença. Frente a isso, o farmacêutico por ser um profissional dotado de conhecimento teórico-científico e possuir habilidades para atuar junto a equipe multiprofissional e diretamente com o paciente, pode atuar no controle e combate à doença. Logo, esse estudo tem por objetivo, identificar na literatura, a contribuição dos cuidados farmacêuticos para o combate e/ou controle da Hipertensão Arterial Sistêmica, de forma que impacte na qualidade de vida dos pacientes portadores da doença. Para o alcance dos objetivos, optou-se por uma revisão de literatura realizada na Biblioteca Virtual em Saúde, Banco de Dados em Enfermagem Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Scientific Eletronic Library Online. A busca foi realizada no período de janeiro a maio de 2023, e os estudos foram identificados por meio de critérios de inclusão, sendo estes: artigos originais disponíveis gratuitamente e publicados na íntegra que respondessem à pergunta norteadora desta pesquisa. A busca nas bases de dados resultou em 301 artigos encontrados. Destes, foram excluídos devido a repetição 111 na leitura dos títulos, restando 190 artigos. Após uma leitura na íntegra dos resumos, observou-se que 74 artigos não atendiam a temática. Foram excluídas 72 publicações que estavam em outros idiomas e 37 estudos por desenho ser incompatível com o proposto. Dessa forma, restaram 07 publicações pertinentes à atenção farmacêutica ao paciente com hipertensão. Os resultados foram expostos por meio da caracterização dos artigos que compuseram a amostra e posteriormente discutidos. A análise da possibilitou identificar que literatura encontrada é incipiente quando comparado os cuidados do farmacêutico aos de outros profissionais de saúde. Contudo, a qualidade de Vida dos usuários acometidos por hipertensão arterial é satisfatória, se estes realizarem os cuidados conforme as orientações dos profissionais de saúde. Dessa forma, compreende-se que o papel do farmacêutico como de fundamental importância junto à equipe multidisciplinar para melhorar a qualidade de vida dos pacientes com hipertensão.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1351
Aparece nas coleções:Farmácia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAYSSA GOMES DA SILVA THALYTA FERREIRA CUSTÓDIO_TCC.pdf369,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.