Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1347
Título: Parâmetros acerca da prática da automedicação em crianças com doenças respiratórias agudas: uma revisão de literatura
Autor(es): Silva, Aline Holanda da
Mota, Anne Thaís de Freitas
Saraiva, Alessandra dos Santos
Palavras-chave: Automedicação
Crianças pré-escolares
Doenças respiratórias
Medicamentos
Crianças
Fatores de risco
Data do documento: 13-Jun-2023
Citação: MOTA, Anne Thaís de Freitas; SARAIVA, Alessandra dos Santos. Parâmetros acerca da prática da automedicação em crianças com doenças respiratórias agudas: uma revisão de literatura. 2023. 22f. Artigo (Graduação em Farmácia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: As doenças respiratórias agudas são uma das principais causas de morbidade e mortalidade infantil, essas acometem as crianças várias vezes durante o ano. As doenças devem ser tratadas com bastante cautela, visto que existem poucos estudos sobre o uso de medicamentos no público infantil. É notório que a maioria dos responsáveis pelos infantes praticam a automedicação, facilitando o uso indiscriminado de medicamentos que pode gerar consequências significativas. O objetivo do trabalho é identificar fatores associados à automedicação em crianças com doenças respiratórias agudas. Trata-se de uma revisão de literatura do tipo integrativa, os dados foram obtidos por meio das bases de dados, Biblioteca Eletrônica Científico Online (Scielo), Pubmed e portal da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Foram incluídos artigos na língua inglesa e portuguesa, publicados no ano de 2018 a 2023. Foram utilizados 11 artigos para a realização deste estudo. As mães com menor escolaridade e casadas representam a maior quantidade dos responsáveis pela automedicação. O fator referente à autoconfiança em relação aos sinais e sintomas foi o mais prevalente. Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) foram os mais utilizados, seguido dos antibióticos. Muitos estudos se assemelham aos resultados encontrados. Nota-se que orientar os pais sobre o uso racional dos medicamentos é fundamental e também necessita-se de uma maior fiscalização na dispensação dos antibióticos, em virtude de que esses medicamentos causam resistência bacteriana e outras complicações.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1347
Aparece nas coleções:Farmácia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALESSANDRA DOS SANTOS SARAIVA ANNE THAÍS DE FREITAS MOTA_TCC.pdf348,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.