Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1341
Título: A neuroarquitetura no ambiente escolar: projeto de uma escola em Fortaleza - CE
Autor(es): Mendes, Simone Menezes
Barbosa, Isabel Ferreira
Palavras-chave: Neuroarquitetura
Escola
Conforto
Data do documento: 14-Jun-2023
Citação: BARBOSA, Isabel Ferreira. A neuroarquitetura no ambiente escolar: projeto de uma escola em Fortaleza-CE. 2023. 55f. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: O objetivo desse estudo é desenvolver um projeto arquitetônico de uma escola inclusiva em Fortaleza-CE com o auxílio da Neuroarquitetura como campo de conhecimento, o critério principal que será avaliado é a relação construída entre a criança e o ambiente, incitando para que as mesmas desenvolvam qualidades como autonomia, curiosidade e criatividade. O ambiente escolar foi optado mais especificamente com a faixa etária que abrange desde a educação infantil ao ensino fundamental, como objeto de estudo, pelo anseio de fazer algo colorido e divertido. A cadeira de Psicologia Ambiental e o estudo de como o ambiente influencia no homem, motivaram a abordar o tema da neuroarquitetura nesta monografia, pois essa pesquisa visa influenciar e ajudar no comportamento das crianças e adolescentes na hora do aprendizado. O objetivo é realizar um estudo sobre os assuntos relacionados a neuroarquitetura, arquitetura escolar, e métodos pedagógicos no espaço de ensino. A partir disso, se anseia desenvolver formas que serão apresentadas como soluções arquitetônicas que posteriormente podem ser inseridas no projeto. Para uma educação de qualidade, depende primeiramente do ensino lecionado, mas também do ambiente, pois um espaço com uma boa iluminação, ventilação, texturas e cores corretas, influenciam no rendimento de aprendizagem dos alunos. As escolas em Fortaleza, na hora de resolver problemas de conforto geralmente recorrem à instalação de ar condicionados e iluminação artificial, tendendo, ainda, a optarem por cores e texturas neutras, que não oferecem estímulos às crianças a ter um visual com cores e texturas neutras, são características que serão minimizadas neste projeto.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1341
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ISABEL FERREIRA.pdf29,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.