Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1340
Título: Encarceramento nefro esplênico em equino da raça Quarto de Milha: relato de caso
Autor(es): Bezerra, Sabrina Tainah da Cruz Silva
Dantas, Bruno Martins de Andrade
Gomes, João Igor Coutinho
Palavras-chave: encarceramento esplênico
síndrome
dieta
incidência
Data do documento: 5-Dez-2023
Citação: DANTAS, Bruno Martins de Andrade; GOMES, João Igor Coutinho. Encarceramento nefro esplênico em equino da raça quarto de milha: relato de caso. 2023. 29f. Artigo (Graduação em Medicina veterinária). - Centro Universitario Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: A síndrome do abdome agudo em equino é uma das enfermidades com maior mortalidade nesta espécie, esta afecção é caracterizada por uma dor abdominal aguda e intensa. São diversas as causas desse desconforto. Dentre as principais causas da síndrome estão a má alimentação, a mudança repentina de hábitos dos animais, passando a viver em espaços minúsculos e consequentemente mudando sua dieta e intenso estresse. Dentre os responsáveis por quadros clínicos agudos de cólica estão os encarceramentos intestinais intra-abdominais que são alterações graves, nos quais se inclui o encarceramento nefro esplênico, que possui uma incidência considerável e oferece sérios riscos para a saúde do animal. O animal apresenta alterações comportamentais como inquietação, cavar o chão, deitar e rolar, olhar frequente para o flanco e também sudorese. Uma vez diagnosticado, há dois tratamentos possíveis, o tratamento clínico ou o tratamento cirúrgico. Este trabalho tem como objetivo relatar um caso de síndrome de cólica equina por consequência de um encarceramento nefro esplênico em equino da raça quarto de milha que foi admitido no Hospital de Equinos Dra. Joilde Gadelha, demonstrando a sua evolução conforme o tratamento. A paciente apresentou a síndrome do abdome agudo onde foi diagnosticada com encarceramento nefro esplênico que foi optado pelo tratamento cirúrgico, conclui-se que essa patogenia é considerada uma urgência e que o tempo de intervenção está intimamente relacionado com o prognóstico.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1340
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNO MARTINS DE ANDRADE DANTAS JOÃO IGOR COUTINHO GOMES.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.