Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1339
Título: Influência de um período seco e prolongado no escore corporal e parâmetros hematológicos de saúde em Jacaré-do-pantanal (caimanyacare) no biênio 2021-2022
Autor(es): Silveira, Joao Alison de Moraes
Eleutério, Bruna Kassia Nunes
Marinho, Letícia Holanda
Palavras-chave: Crocodilianos
hematologia
Medicina Herpetológica
Medicina da Conservação
Medicina veterinária
Data do documento: 7-Dez-2023
Citação: ELEUTÉRIO, Bruna Kassia Nunes; MARINHO, Letícia Holanda. Influência de um período seco e prolongado no escore corporal e parâmetros hematológicos de saúde em Jacaré-do-pantanal (caimanyacare) no biênio 2021-2022. 2023. 29f. Artigo (Graduação em Medicina veterinária). - Centro Universitario Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: O jacaré-do pantanal (Caiman.yacare) é a espécie de crocodiliano mais abundante no Pantanal brasileiro. Entre 2019 e 2020, registrou-se um período seco prolongado, com elevadas temperaturas e escassez de chuvas. Considerado o mais longo e severo do Pantanal nos últimos cinquenta anos, esse período seco ocasionou redução de corpos hídricos e impacto na biodiversidade local. O jacaré-do-pantanal depende fortemente dos recursos hídricos, sendo a instabilidade climática um fator de risco para sua sobrevivência. O escore corporal é um dos marcadores mais acessíveis para avaliações sanitárias; juntamente com análises hematológicas básicas, é possível fazer um diagnóstico relativamente rápido e de baixo custo em fauna silvestre. O objetivo deste trabalho foi avaliar jacarés-do-pantanal e tentar correlacionar esses marcadores de saúde com a variação climática no biênio 2021-2022. A formulação da hipótese baseou-se na observação de indivíduos aparentemente mais magros em 2021, por ocasião da redução da lâmina d’água do Rio Paraguai. Para tanto, foram avaliados indivíduos no município de Poconé-MT, nos meses de outubro de 2021 e de 2022. Foram coletados dados biométricos e hematológicos, que foram tabulados e submetidos à análise estatística descritiva e inferencial. Os resultados constataram que os animais avaliados apresentaram escores corporais e parâmetros hematológicos significativamente mais altos em 2022 do que em 2021. Esses achados confirmaram a hipótese de que a seca prolongada influenciou a redução de massa corporal e de volume sanguíneo na população de jacaré-do-pantanal na região estudada. Como perspectivas futuras, sugere-se a implantação de monitoramento de saúde do jacaré-do- pantanal, ampliando os parâmetros de avaliação.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1339
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNA KASSIA NUNES ELEUTÉRIO LETÍCIA HOLANDA MARINHO TCC.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.