Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1338
Título: Retrofit no centro de fortaleza: requalificação de edifício comercial para habitação social destinada a população em situação de rua
Autor(es): Mendes, Simone Menezes
Souza, Danilo de
Palavras-chave: Retrofit
Requalificação
Habitação Social
Data do documento: 14-Jun-2023
Citação: SOUZA, Danilo de. Retrofit no centro de fortaleza: requalificação de edifício comercial para habitação social destinada a população em situação de rua. 2023. 80f. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: O tema abordado no referido trabalho de conclusão de curso de graduação, tem origem na percepção de pessoas em situação de rua na capital do estado do Ceará e, na contra partida, de que temos uma quantidade significativa de edifícios em estado de abandono ou subutilização. A realidade da cidade de Fortaleza apresenta muito bem essa situação, onde temos um aumento exponencial da população em situação de rua, segundo o relatório encomendado pela gestão municipal a empresa Qualitest. Essa condição social contrasta com as dinâmicas de esvaziamento dos grandes centros urbanos. Concentrando-se nas condições sociais e urbanas que estão envolvidas nesse processo, buscou-se por referencias projetuais que possibilitassem um eixo de atuação dentro da pesquisa, tanto quanto apontassem possíveis soluções. O projeto do edifício Magdalena Laura requalificou um antigo prédio situado na área central da cidade de São Paulo, dando novos usos e aspectos arquitetônicos ao edifício. O caso do projeto do Vitacon Edifício Itaim, usou-se sua capacidade projetual de resolver questões de conforto ambiental aliados à planos de layout variados. Tendo, por fim, o projeto de reabilitação de uma antiga fábrica na cidade de Porto (Portugal), iniciativa marcada por variedades na tipologia das residências como também a preservação e manutenção de elementos marcantes na arquitetônica do edifício. Baseando-se nas referências e nas suas concepções de atuação dentro dos seus referidos projetos, as estratégias tomadas no atual projeto de requalificação de um edifício se concentraram em elementos de adequação da edificação, buscando priorizar as soluções de segurança, variedades e inovações quanto ao uso, contando também com o conforto térmico. Os objetivos projetuais foram alcançados, uma vez que o partido arquitetônico apresentou soluções que garantissem a requalificação da edificação em questões de segurança, sendo a escada à prova de fumaça o elemento principal que possibilitou a ocupação das habitações propostas no projeto. Aliando-se à questão de segurança, o melhoramento da eficiência térmica das unidades habitacionais, por meio de brises em forma de grelha e grandes planos de esquadrias, possibilitou um custo benefício para o público alvo que ocupará os apartamentos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1338
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANILO DE SOUZA_TCC.pdf7,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.