Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1336
Título: Insuficiência pancreática exócrina em cão - relato de caso
Autor(es): Sampaio, Thamara Barrozo
Meneses, Igor Marcel Lima de
Uchoa, Marília Dos Santos Leitão
Palavras-chave: Canina
Pâncreas
Enzimas
Deficiência
Data do documento: 8-Dez-2023
Citação: MENESES, Igor Marcel Lima de; UCHOA, Marília dos Santos Leitão. Insuficiência pancreática exócrina em cão - relato de caso. 2023. 15f. Artigo (Graduação em Medicina veterinária). - Centro Universitario Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: O pâncreas é uma importante glândula, caracterizada como mista, responsável pela produção de hormônios e enzimas digestivas. A insuficiência pancreática exócrina (IPE), é uma patologia frequentemente observada em cães, que causa atrofia acinar do pâncreas, afetando a liberação de enzimas que atuam na digestão. O presente trabalho tem como objetivo relatar um caso de IPE em um canino, evidenciando os sinais clínicos, método de diagnóstico e terapia instituída. Foi atendido uma cadela, de 9 anos, da raça weimaraner, no Centro de Medicina Veterinária UNIFAMETRO - Fortaleza-CE, com histórico de emagrecimento, esteatorréia, burburinhos e polifagia. Como principal suspeita de IPE e para tanto foi realizada a dosagem de imunorreatividade semelhante a tripsina canina (cTLI). O resultado não foi consistente com a suspeita inicial de IPE, pois não evidenciaram a baixa dosagem de cTLI dentro da referência. O tratamento instituído foi a suplementação das enzimas pancreáticas e de vitamina do complexo B por via oral. O paciente apresentou boa resposta ao tratamento com normorexia, ganho de peso e normoquesia. Conclui-se que mesmo com o resultado do cTLI fora da referência os sinais clínicos foram fundamentais para obter o diagnóstico e terapia instituída, sendo eficaz para a remissão dos sinais clínicos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1336
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IGOR MARCEL LIMA DE MENESES MARÍLIA DOS SANTOS LEITÃO UCHOA TCC .pdf10,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.