Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1328
Título: A percepção das mulheres mastectomizadas sobre o autocuidado
Autor(es): Taddeo, Patricia da Silva
Lima, Ana Maria Almeida
Silva, Cícera Cláudia Macêdo Correia
Palavras-chave: Câncer de Mama
Mastectomia
Autocuidado
Data do documento: 14-Jun-2022
Citação: LIMA, Ana Maria Almeida; SILVA, Cícera Cláudia Macêdo Correia. A percepção das mulheres mastectomizadas sobre o autocuidado. 2022. 28f. Artigo. (Graduação em Fisioterapia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a neoplasia mamária é o carcinoma mais comum entre a população feminina e, estima-se a ocorrência de 66 mil novos casos no triênio de 2020 a 2022. O câncer de mama é uma patologia que acarreta grande temor, pois desenvolve na paciente sentimentos negativos e incertezas relacionadas ao seu tratamento, aos efeitos colaterais que podem ser desencadeados e as consequências que a doença pode impactar em sua vida. O presente estudo tem como objetivo principal identificar por meio da literatura a percepção das mulheres mastectomizadas quanto ao impacto da mastectomia e o autocuidado. Trata-se de um estudo do tipo revisão integrativa de literatura, de estudos qualitativos, realizado nas bases de dados PUBMED, PEDro e LILACS, nos idiomas português e inglês, nos últimos 10 anos. A amostra final foi composta por 10 artigos, nos quais pode-se identificar a percepção das mulheres quanto ao impacto da mastectomia em suas vidas, e os meios de autocuidado que elas adotaram. O autocuidado se apresenta como uma importante ferramenta para a reconexão com a nova imagem e uma melhor aceitação de sua nova condição. Assim, faz-se necessário uma crescente abordagem qualitativa com essas pacientes, objetivando gerar uma abordagem mais humanizada dos profissionais da saúde atuantes junto a esse público tão necessitado.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1328
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA MARIA ALMEIDA LIMA CÍCERA CLÁUDIA MACÊDO CORREIA SILVA_TCC.pdf338,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.