Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1326
Título: Diagnóstico das lesões potencialmente malignas orais: revisão de literatura
Autor(es): Brigido, Jandenilson Alves
Ferreira, Emmanuel Italo de Castro
Rodrigues, Jéssica da Silva
Palavras-chave: neoplasias bucais
prevenção primária
diagnóstico precoce
Data do documento: 2-Jun-2023
Citação: FERREIRA, Emmanuel Italo de Castro; RODRIGUES, Jéssica da Silva. Diagnóstico das lesões potencialmente malignas orais: revisão de literatura. 2023. 25f. Artigo (Graduação em Odontologia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: A incidência do câncer de boca tende a aumentar em todo o mundo, sobretudo nos países em desenvolvimento. O carcinoma de células escamosas soma mais de 90% dos tumores da cavidade oral e pode surgir a partir de lesões de caráter potencialmente malignos. O objetivo do presente estudo foi revisar na literatura acerca do diagnóstico clínico das lesões potencialmente malignas em cavidade oral, além de evidenciar a importância a atuação do cirurgião-dentista no mapeamento precoce dessas lesões. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. O delineamento metodológico se deu através de buscas eletrônicas nas plataformas de pesquisa virtual PUBMED e Google Acadêmico, utilizando os descritores “Neoplasias bucais”, “Prevenção primária” e “Diagnóstico precoce. A importância do conhecimento clínico acerca das características clínicas dessas lesões é imprescindível, tendo em vista que, a progressão da doença tende a aumentar e, consequentemente, o prognóstico do paciente se torna insatisfatório. Portanto, é necessário que o cirurgião-dentista tenha o conhecimento acerca das lesões potencialmente malignas e estejam aptos a diagnosticar clinicamente, identificar os fatores de risco, orientar e oferecer medidas de prevenção do câncer de boca.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1326
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JÉSSICA DA SILVA RODRIGUES EMMANUEL ITALO DE CASTRO FERREIRA_TCC.pdf280,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.