Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1324
Título: Dores neuropáticas associadas à colocação de implante dentário: uma revisão de literatura
Autor(es): Brigido, Jandenilson Alves
Gomes, Gustavo Willian Policarpo
Silva, Victor Bruno Bessa da
Palavras-chave: Implante Dentário
Dor Neuropática
Dor Orofacial Neuropática
Data do documento: 1-Jun-2023
Citação: GOMES, Gustavo Willian Policarpo; SILVA, Victor Bruno Bessa da. Dores neuropáticas associadas à colocação de implante dentário: uma revisão de literatura. 2023. 20f. Artigo (Graduação em Odontologia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: A perda dentária pode acarretar prejuízos de caráter estético e funcional. Desse modo, apesar de altas taxas de sucesso após a cirurgia de colocação de implantes dentários é possível se suceder ocorrências de dores neuropáticas. Diante disso, o objetivo do estudo foi investigar, por meio de uma revisão baseada nas evidências científicas, acerca do acometimento e tratamento das dores neuropáticas advindas após a realização de cirurgia de implante dentário, assim como as melhores condutas diante desses casos. Realizaram-se buscas por meio das plataformas virtuais PUBMED, SCIELO, EBSCO e BVS e busca manual por artigos, utilizando os descritores “Implante Dentário”, “Dor Neuropática” e “Dor Orofacial Neuropática”. Foram incluídos estudos de texto completo, últimos 8 anos, estudos da língua portuguesa, inglesa e espanhola. Após a avaliação do texto completo, excluíram-se 47 artigos, restando apenas 11 artigos para compor esta revisão. Como resultados, podemos evidenciar a importância da avaliação e planejamento do procedimento de implante, assim como a utilização de métodos de imagens para auxiliar no tratamento proposto. Assim como, o conhecimento da anatomia e estruturas adjacentes. Diante disso, a ocorrência de dor neuropática é extremamente rara e pode estar ligada a fatores preexistentes de dor crônica. Conclui-se que o método de tratamento mais efetivo se dá por meio da aplicação de terapia a laser de baixa intensidade. Além disso, métodos como aplicação de toxina botulínica possuem bons resultados. Ademais, a amitriptilina segue sendo a medicação mais usada. Para evitar complicações futuras e o insucesso do tratamento da dor neuropática, considera-se a remoção do implante dentário.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1324
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GUSTAVO WILLIAN POLICARPO GOMES VICTOR BRUNO BESSA DA SILVA_TCC.pdf732,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.