Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1323
Título: A prescrição de antibióticos nas terapias endodônticas, como estes fármacos estão sendo prescritos pelos profissionais e estudantes de odontologia e o quanto essa prescrição é realmente necessária: uma revisão de literatura
Autor(es): Vivacqua, Flavia Darius
Cunha, Laura Mariano
Machado, Dário do Nascimento
Palavras-chave: prescriptions
antibiotics
endodontics
Data do documento: 31-Mai-2023
Citação: CUNHA, Laura Mariano; MACHADO, Dário do Nascimento. A prescrição de antibióticos nas terapias endodônticas, como estes fármacos estão sendo prescritos pelos profissionais e estudantes de odontologia e o quanto essa prescrição é realmente necessária: uma revisão de literatura. 2023. 26f. Artigo (Graduação em Odontologia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: Introdução: Os antibióticos agem impedindo a multiplicação das bactérias ou causando a morte delas, a depender do fármaco utilizado. Contudo, o uso inadequado ou de forma excessiva desses medicamentos podem resultar numa seleção desses microrganismos, culminando no surgimento de bactérias resistentes a esses fármacos. Objetivo: Realizar uma revisão de literatura acerca dos protocolos de prescrição de antimicrobianos, realizados pelos dentistas nas terapias endodônticas em diversos países e como estes podem contribuir para o surgimento de super bactérias. Metodologia: Foi realizada uma revisão de literatura, abrangendo artigos nas bases de dados BVS, PubMed e Scielo publicados nos últimos 10 anos. Os descritores utilizados foram “prescriptions”, “antibiotics” e “endodontics”. A busca resultou 78 artigos e após aplicados os critérios de inclusão e exclusão, resultaram 12 artigos. Resultados e discussão: Mesmo com evidências e informações a respeito do uso adequado de antibióticos na endodontia, há ainda muitos dentistas prescrevendo esses fármacos de forma desnecessária, com isso contribuindo para o surgimento de microrganismos resistentes, efeitos colaterais ou reações adversas a estes. Considerações finais: Destaca-se a importância de implementação de medidas educativas e de promoção de racionalização desses fármacos, para os dentistas, a fim de evitar uma maior contribuição desses profissionais para surgimento de microrganismos resistentes, prejudicando a saúde do paciente.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1323
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dário do Nascimento Machado Laura Mariano Cunha_TCC.pdf268,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.