Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1322
Título: Leptospirose, aspectos epidemiológicos e patogênicos em cão doméstico
Autor(es): Guerreiro, Denise Damasceno
Alves, Beatriz Bastos
Silva, Polyane Pereira da
Palavras-chave: zoonose
leptospirose
epidemiologia
cão
Data do documento: 5-Dez-2023
Citação: ALVES, Beatriz Bastos; SILVA, Polyane Pereira da. Leptospirose, aspectos epidemiológicos e patogênicos em cão doméstico. 2023. 27f. Artigo (Graduação em Medicina Veterinária). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: A leptospirose é uma doença de caráter zoonótico infectocontagioso de grande importância para a saúde pública, com elevada distribuição mundial, sendo endêmica em países de clima tropical e subtropical. Essa patologia é causada pela bactéria do gênero Leptospira encontrada em urinas de roedores e outros animais infectados. Os cães tornaram-se muito importantes na transmissão da doença devido ao convívio próximo que a espécie tem com o ser humano. A manifestação pode ser desde uma forma assintomática a quadros clínicos graves. Diversas técnicas estão disponíveis para o diagnóstico, sendo realizado principalmente por meio da soroaglutinação microscópica, isolamento em cultura ou reação em cadeia da polimerase (PCR). O tratamento com antibiótico é eficaz na fase leptospirêmica e leptospirúrica, e, consequentemente, na prevenção e controle da disseminação da bactéria no ambiente. Medidas como a vacinação dos cães com os sorovares que circulam na região, saneamento básico assim como o controle de roedores são extremamente eficazes para o controle da leptospirose.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1322
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BEATRIZ BASTOS ALVES POLYANE PEREIRA DA SILTCC2 LEPTOSPIROSE corrigido.pdf913,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.