Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1321
Título: Qualidade do sono em fisioterapeutas que atuaram na linha de frente do combate a covid-19.
Autor(es): Olegario, Natalia Bitar da Cunha
Medeiros Junior, Francisco Eliezer Martins
Nascimento, Ana Géssica Silva do
Palavras-chave: COVID-19
Fisioterapia
Qualidade do sono
Data do documento: 15-Jun-2022
Citação: MEDEIROS JUNIOR, Francisco Eliezer Martins; NASCIMENTO, Ana Géssica Silva do. Qualidade do sono em fisioterapeutas que atuaram na linha de frente do combate a covid-19. 2022. 15f. Artigo (Graduação em Fisioterapia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: Com o surgimento da COVID-19 e pela grande disseminação do vírus ocorreram grandes impactos aos profissionais que atuam na linha de frente. Mediante uma patologia até então pouco conhecida, levou a necessidade de um atendimento multiprofissional para atender essas demandas. Desta forma a fisioterapia tem um papel crucial na reabilitação desses pacientes, no qual possibilitou a necessidade de incluir esses profissionais 24 horas dentro do ambiente hospitalar, que por sua vez, encontram-se sobrecarregados na jornada de trabalho, o que acabou por aumentar o esgotamento físico e mental e a privação do sono. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade do sono de fisioterapeutas que atuaram na linha de frente ao combate a COVID-19. Trata-se de um estudo descritivo transversal com abordagem quantitativa, sendo este realizado nos períodos de fevereiro a abril de 2022, através dos questionários sócio demográficos, PSQI, ESE e Whoqol-bref, totalizando 70 questões que avaliaram a qualidade do sono e a qualidade de vida desses fisioterapeutas que atuaram na linha de frente do combate a COVID-19 e se há correlação entre esses meios.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1321
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA GÉSSICA SILVA DO NASCIMENTO E FRANCISCO ELIEZER MARTINS MEDEIROS JUNIOR - TCC.pdf523,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.