Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1317
Título: Correlação entre o aleitamento materno e a prevenção de más oclusões: revisão de literatura
Autor(es): Vasconcelos, Amanda de Albuquerque
Silva, Cryslane Maria Barros
Silveira, Thaiany Karen
Palavras-chave: Aleitamento materno
Desenvolvimento Infantil
Dentista
Má oclusão
Data do documento: 2-Jun-2023
Citação: SILVA, Cryslane Maria Barros; SILVEIRA, Thaiany Karen. Correlação entre o aleitamento materno e a prevenção de más oclusões: revisão de literatura. 2023. 27f. Artigo (Graduação em Odontologia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: O aleitamento materno exclusivo deve ser realizado nos seis primeiros meses de vida da criança e sua continuação para compor o complemento nutricional por dois anos ou mais. A amamentação é um fator decisivo e primordial para a correta maturação e crescimento das estruturas craniofaciais. A ausência da lactação está diretamente associada a hábitos de sucção não nutritivos, o que pode ocasionar o desenvolvimento de más oclusões, como mordida aberta anterior e cruzada posterior, mais frequentes relatadas na literatura. Este trabalho tem como objetivo dar enfoque a importância do aleitamento materno, sua promoção, seus benefícios e realizar uma revisão de literatura dos principais achados bibliográficos sobre a forma de aleitamento materno e sua correlação como fator protetivo de má oclusão e de prevenção de instalação de hábitos bucais. Para compor a metodologia foi realizada uma busca bibliográfica na base de dados PUBMED, sendo utilizados estudos em inglês e português, dos últimos dez anos e gratuitos. Foram encontrados 14 artigos, no qual 13 foram incluídos e 01 foi excluído por não apresentar correlação com o tema. Através desse levantamento da literatura podemos concluir que o aleitamento materno traz inúmeros benefícios para a saúde da criança e contribui para o desenvolvimento saudável dos músculos orais, prevenindo o aparecimento de más oclusões e evitando a instalação de hábitos bucais nocivos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1317
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRYSLANE MARIA BARROS SILVA THAIANY KAREN SILVEIRA_TCC.pdf327,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.