Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1316
Título: Harmonia da estética gengival com a estética dental na abordagem multidisciplinar do sorriso gengival: uma revisão de literatura
Autor(es): Silveira, Paula Ventura da
Freitas, José Hildemberg Fernandes de
Veras, Paulo Vinicius Ramos
Palavras-chave: Periodontia
Crescimento excessivo da gengiva
Estética dentária
Sorriso gengival
Exposição gengival
Data do documento: 2-Jun-2023
Citação: FREITAS, José Hildemberg Fernandes de; VERAS, Paulo Vinicius Ramos. Harmonia da estética gengival com a estética dental na abordagem multidisciplinar do sorriso gengival: uma revisão de literatura. 2023. 26f. Artigo (Graduação em Odontologia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: Introdução: Atualmente a busca pela estética é tida como prioridade, e na odontologia não é diferente. A noção de estética das pessoas aumentou e existe uma preocupação com a beleza e aparência física. Deste modo, as exigências aos tratamentos odontológicos estéticos são maiores. Objetivo: Elaborar uma revisão de literatura para identificar as diferentes técnicas invasivas e minimamente invasivas utilizadas na harmonia da estética gengival com a estética dental na abordagem multidisciplinar do sorriso gengival. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão de literatura, com intuito de responder à seguinte pergunta: Qual as técnicas mais eficientes na harmonia da estética gengival e estética dentária nas abordagens invasivas e minimamente invasivas na correção do sorriso gengival. Realizou-se uma busca por artigos científicos nos idiomas português, inglês e espanhol nas bases de dados PubMed e na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) composta pelas bases LILACS e MEDLINE e Scielo. Resultados: Todas as técnicas relatadas mostraram efetividade na correção da estética e funcional. Conclusão: Com base no estudo dos artigos utilizados para a construção da revisão de literatura, conclui-se que o diagnóstico correto é de extrema importância para o planejamento do tratamento, o planejamento correto leva a resultados eficazes e seguros. E dentre as abordagens de tratamento podemos citar a cirurgia ortognática, gengivectomia, gengivoplastia, toxina botulínica, aplicação de ácido hialurônico e reposicionamento labial. A escolha do tratamento deve levar em consideração a necessidade do paciente que deve ter sido analisado previamente durante a avaliação para o tratamento.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1316
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSÉ HILDEMBERG FERNANDES DE FREITAS e PAULO VINICIUS RAMOS VERAS_TCC.pdf311,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.