Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1315
Título: Correção do sorriso gengival através da cirurgia periodontal: gengivoplastia e gengivectomia – revisão de literatura
Autor(es): Silveira, Paula Ventura da
Brito, Luzia Vitória Sousa
Martins, Claudiana Brandão Farias
Palavras-chave: Sorriso
Gengiva
Gengivectomia
Gengivoplastia
Data do documento: 2-Jun-2023
Citação: BRITO, Luzia Vitória Sousa; MARTINS, Claudiana Brandão Farias. Correção do sorriso gengival através da cirurgia periodontal: gengivoplastia e gengivectomia – revisão de literatura. 2023. 29f. Artigo (Graduação em Odontologia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: Introdução: Um sorriso harmônico tem sido um dos maiores desejos dos pacientes que procuram um consultório odontológico. E a exposição gengival excessiva ao sorrir, considerada sorriso gengival, tem sido um dos principais motivos por essa busca pela estética do sorriso Objetivo: Revisar a literatura e examinar fatores importantes relacionados ao sorriso gengival, tratamento por meio das técnicas cirúrgicas periodontais gengivoplastia e gengivectomia, suas indicações e eficácia. Método: Para tal, foi realizada uma pesquisa nas bases de dados SCIELO, MEDLINE, PUBMED, EBSCO, BVS e ELSEVIER, através do uso dos descritores em português “sorriso”, “gengiva”, “gengivoplastia” e “gengivectomia” e em inglês “gingiva” “smile”, “gingivectomy”, “gingivoplasty”. Associando os operadores boleanos AND e NOT. Logo, os artigos selecionados foram os publicados entre os anos de 2013 a 2023. Resultados: Os estudos trazem bons resultados, destacando a importância do tratamento cirúrgico com as técnicas gengivoplastia e gengivectomia, estabelecendo um prognóstico positivo de acordo com suas indicações que o cirurgião-dentista deve manter durante o atendimento clínico e uma melhor forma de executar o atendimento. Conclusão: As cirurgias periodontais gengivectomia e gengivoplastia associada a bom diagnóstico, plano de tratamento e limitações relacionada a cada etiologia nos casos de sorriso gengival, devolvem estética e função do sorriso para o paciente.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1315
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLAUDIANA BRANDÃO FARIAS MARTINS LUZIA VITÓRIA SOUSA BRITO_TCC.pdf865,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.