Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1313
Título: A qualidade de vida e aspectos emocionais de pessoas com fibromialgia submetidas a tratamento fisioterapêutico: revisão integrativa
Autor(es): Vieira, Naiana Gonçalves de Bitencourt
Rodrigues, Aline Gaspar
Santos, Rita Bruna dos
Palavras-chave: Fibromialgia
Qualidade de vida
Dor crônica
Autonomia pessoal
Tratamento fisioterapêutico
Data do documento: 14-Jun-2022
Citação: RODRIGUES, Aline Gaspar; SANTOS. Rita Bruna dos. A qualidade de vida e aspectos emocionais de pessoas com fibromialgia submetidas a tratamento fisioterapêutico: revisão integrativa. 2022. 23f. Artigo (Graduação em Fisioterapia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: Fibromialgia é uma síndrome reumática, dolorosa, não inflamatória, crônica, manifesta-se nos músculos, não causa degeneração e não é autoimune, que vem ganhando destaque pelo seu impacto na vida de seus portadores. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, desenvolvida através da questão de pesquisa pela estratégia PICO. Um estudo observacional e descritivo sobre qualidade de vida, comprometimento funcional, assim como as comorbidades em portadores de fibromialgia. A coleta de dados realizou-se através da busca avançada nas plataformas de pesquisa SCIELO e PUBMED combinados por meio dos operadores booleanos AND, fazendo uso dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), entre os meses de março e maio de 2022. Temos como objetivo principal analisar a qualidade de vida e aspectos emocionais de pessoas com fibromialgia submetidas tratamento fisioterapêutico. Foram incluídos 8 estudos nesta revisão que abordaram o impacto da fibromialgia na qualidade de vida de seus portadores e o que prevê o tratamento fisioterapêutico. Dentre os tratamentos encontrados na literatura, esse estudo evidenciou uma melhora significativa da autonomia pessoal e funcional além dos aspectos emocionais, é de fundamental importância que sejam inseridos na sociedade, reestabelecendo sua estrutura física e os fatores ambientais.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1313
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALINE GASPAR RODRIGUES RITA BRUNA DOS SANTOS - TCC.pdf366,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.