Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1312
Título: Manejos de fraturas isoladas da parede anterior do seio frontal em pacientes adultos: revisão de literatura
Autor(es): Esses, Diego Felipe Silveira
Leal, Laís Pereira
Rodrigues, José Emanoel Gomes
Palavras-chave: Trauma
Parede Anterior do Seio Frontal
Pacientes Adultos
Tratamento
Data do documento: 31-Mai-2023
Citação: LEAL, Laís Pereira; RODRIGUES, José Emanoel Gomes. Manejos de fraturas isoladas da parede anterior do seio frontal em pacientes adultos: revisão de literatura. 2023. 21f. Artigo (Graduação em Odontologia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: O seio frontal é uma cavidade pneumatizada, revestida internamente por ar, mantendo relação com os demais seios da face, a fossa anterior do crânio e o teto da órbita. Nesse sentido, os tratamentos para fratura isolada da parede anterior do seio frontal em pacientes adultos variam de acordo com as características do trauma e avaliação do cirurgião buco-maxilo. O respectivo trabalho tem como finalidade avaliar na literatura os manejos de fraturas isoladas da parede anterior do seio frontal em pacientes adultos. Foi realizada uma pesquisa no banco de dados PubMed, com os seguintes descritores ‘Frontal Bone”, “Fractures, Bone” e “Therapeutics”. Foram selecionados artigos em idioma inglês e francês, no período de 2013-2023 (10 anos), onde foram encontrados no total 131 artigos, sendo 10 artigos selecionados como relevantes para esta revisão. Existem vários tratamentos para o trauma isolado da parede anterior do seio frontal em pacientes adultos, eles variam de acordo com as características do trauma podendo ser utilizado redução aberta e fixação interna rígida, uso de malha de titânio, enxertos e cirurgia endoscópica. De acordo com os dados dessa revisão, não existe um manejo universal para o tratamento desse tipo de fratura, necessitando assim um tratamento especializado a depender do caso e da avaliação do cirurgião.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1312
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSÉ EMANOEL GOMES RODRIGUES LAÍS PEREIRA LEAL_TCC.pdf285,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.