Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1311
Título: Grau de conhecimento dos cirurgiões-dentistas e acadêmicos em situações de emergências durante o atendimento odontológico – uma revisão de literatura
Autor(es): Esses, Diego Felipe Silveira
Silva, Francisco Alan Moreira da
Sousa, Antônio José de Araújo
Palavras-chave: Cirurgiões-Dentistas
Acadêmicos
Emergências médicas e Grau de conhecimento
Data do documento: 31-Mai-2023
Citação: SILVA, Francisco Alan Moreira da; SOUSA, Antônio José de Araujo. Grau de conhecimento dos cirurgiões-dentistas e acadêmicos em situações de emergências durante o atendimento odontológico – uma revisão de literatura. 2023. 27f. Artigo (Graduação em Odontologia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: Cirurgiões-Dentistas e Acadêmicos estão cada vez mais susceptíveis a situações de emergências médicas durante o atendimento odontológico no âmbito clínico. Visto que, pacientes que antes não buscavam atendimento por motivos de restrições médicas, hoje dão uma maior atenção à saúde bucal. Diante disso, intercorrências emergenciais estão se tornando mais frequentes no consultório, causadas pela falta de prevenção, conhecimento e preparo para lidar com pacientes que comumente são portadores de doenças crônicas. Assim, este trabalho tem como objetivo fazer um estudo a respeito do grau de conhecimento dos Cirurgiões-Dentistas e Acadêmicos diante de situações emergenciais durante o atendimento odontológico baseado na leitura de artigos a respeito do tema supracitado. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura do tipo integrativa, com levantamento bibliográfico feito entre os meses de janeiro a maio de 2023 em quatro base de dados on-line - Scientific Eletronic Library Online (SciElo), Pubmed, Google Acadêmico e Ebsco Host. Esta pesquisa teve como critério de inclusão, artigos nacionais e internacionais, na língua portuguesa e inglesa. E excluídos estudos que não se relacionavam com o tema e duplicatas, sendo selecionados 11 artigos. Os resultados do presente estudo mostraram a falta de conhecimento dos profissionais e acadêmicos diante de uma emergência médica odontológica, sendo a negligência aliada a carência de uma abordagem ao longo da graduação, os principais causadores deste despreparo. Logo, é necessário a busca pela capacitação e o reconhecimento das responsabilidades inerentes a profissão.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1311
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTÔNIO JOSÉ DE ARAUJO SOUSA FRANCISCO ALAN MOREIRA DA SILVA_TCC.pdf246,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.