Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1310
Título: Ácido hialurônico como adjuvante nas terapias em clínica odontológica
Autor(es): Brigido, Jandenilson Alves
Mesquita, Karla Beatriz Nogueira de
Peixoto, Antônia Nadiane da Silva
Palavras-chave: Odontologia
Ácido Hialurônico
Boca
Tecido
Data do documento: 1-Jun-2023
Citação: MESQUITA, Karla Beatriz Nogueira de; PEIXOTO, Antônia Nadiane Da Silva. Ácido hialurônico como adjuvante nas terapias em clínica odontológica. 2023. 30f. Artigo (Graduação em Odontologia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: O ácido hialurônico (AH) é uma molécula higroscópica, que apresenta o potencial de ligar-se à água e permite a locomoção de metabólitos, desta forma possibilita a homeostase tecidual. A substância em discussão, é amplamente utilizada na área da saúde desde a década de 90, devido aos seus papéis multipotentes de quimiotaxia, proliferação, diferenciação sucessiva de células mesenquimais, lubrificante, características anti-inflamatórias e indutoras. Destarte, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma investigação sobre a atuação adjuvante do ácido hialurônico nas terapias clínicas odontológicas, ao destacar e comparar os seus benefícios. Para tal, foi realizada uma revisão integrativa da literatura que foi delineada tendo como base a temática e critérios organizativos, as pesquisas foram executadas nos portais eletrônicos: PubMed, Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), ScienceDirect e Ebsco no mês de fevereiro de 2023 usando o recurso de busca avançada com os seguintes termos descritores: Dentistry; Hyaluronic Acid; Mouth; Tissues. Após análises cautelosas e aplicação dos critérios inclusivos e de exclusão, 24 artigos foram eleitos para o desenvolvimento deste trabalho. O ácido hialurônico mostrou ser somatório e efetivo enquanto o seu emprego adjuvante nas terapias clínicas odontológicas.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1310
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTÔNIA NADIANE DA SILVA PEIXOTO KARLA BEATRIZ NOGUEIRA DE MESQUITA_TCC.pdf385,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.