Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1309
Título: Neoplasias mamárias hormônio-dependentes em cadelas - revisão de literatura
Autor(es): Brito, Bruna Farias
Feijão, Antônio Edivauri Aguiar
Oliveira, Daniel Costa de
Palavras-chave: Neoplasia
Câncer de mama
Mastectomia
tratamento
Data do documento: 5-Nov-2023
Citação: FEIJÃO, Antônio Edivauri Aguiar; OLIVEIRA, Daniel Costa de. Neoplasias mamárias hormônio-dependentes em cadelas - revisão de literatura. 2023. 22f. Artigo (Graduação em Medicina Veterinária). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: O câncer de mama canino, também conhecido como neoplasia mamária é uma preocupação comum para veterinários e proprietários de cães em todo o mundo. Embora afete principalmente cadelas, também pode ocorrer em cães machos, com menor frequência. A neoplasia mamária canina é caracterizada pelo crescimento anormal de células nas glândulas mamárias, resultando na formação de tumores. Suas causas incluem predisposição genética, exposição a hormônios sexuais, ausência de castração e idade avançada. O diagnóstico precoce é crucial para melhorar o prognóstico. O tratamento frequentemente envolve cirurgias, como mastectomias, e ocasionalmente quimioterapia. A castração, especialmente antes do primeiro ciclo estral, é uma estratégia eficaz de prevenção, reduzindo o risco associado à exposição a hormônios sexuais. Casos analisados destacaram a ausência de castração e a idade avançada como fatores de risco significativos para tumores mamários, enfatizando a importância da educação e da prevenção. Compreender esses elementos é fundamental para fornecer cuidados adequados aos cães afetados e informar veterinários e proprietários de animais de estimação. Desta forma, a conscientização sobre o diagnóstico precoce e a castração desempenha um papel crítico no combate ao câncer de mama canino, visando melhorar a qualidade de vida dos cães e oferecer tratamento eficaz quando necessário. Diante disso, esta revisão teve como objetivo apresentar os principais aspectos do câncer de mama em cães, incluindo etiologia, epidemiologia, fatores de risco, patogênese, diagnóstico, tratamento, prognóstico e estratégias de prevenção.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1309
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTÔNIO EDIVAURI AGUIAR FEIJÃO DANIEL COSTA DE OLIVEIRA TCC.pdf387,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.