Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1303
Título: Influência dos cuidados bucais na perda de dentes e uso de prótese dentária em idosos: uma revisão de literatura
Autor(es): Brigido, Jandenilson Alves
Martins, Thayná Pereira
Silva, Tharlles Bruno Lima
Palavras-chave: Idoso
Prótese Dentária
Saúde Bucal
Data do documento: 2-Jun-2023
Citação: MARTINS, Thayná Pereira; SILVA, Tharlles Bruno Lima. Influência dos cuidados bucais na perda de dentes e uso de prótese dentária em idosos: uma revisão de literatura. 21f. Artigo (Graduação em Odontologia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: INTRODUÇÃO: O envelhecimento da população é um fenômeno mundial e traz consigo uma série de desafios em relação à saúde bucal dos idosos. A perda de dentes e a necessidade de próteses dentárias são questões frequentemente enfrentadas por essa faixa etária. Nesse contexto, a importância dos cuidados bucais adequados torna-se evidente, pois podem influenciar significativamente a ocorrência da perda de dentes e a necessidade de próteses dentárias. OBJETIVO: Investigar, por meio de uma revisão de literatura, a influência dos cuidados bucais no conhecimento e percepção de saúde bucal de idosos, bem como na perda de dentes e uso de prótese dentária. METODOLOGIA: Foi realizada uma pesquisa em bases de dados científicas, como PubMed, BVSe Scielo, utilizando os termos “Idoso”; "Prótese Dentária" e "Saúde Bucal” e os termos em inglês. Foram selecionados artigos publicados entre 2018 e 2022 que abordassem o tema proposto, utilizando os operadores booleanos “AND”, somando 15 estudos para o estudo. RESULTADOS: A análise da literatura evidencia que a perda de dentes em pessoas idosas é frequentemente vinculada a problemas como cáries, doença periodontal e falta de cuidados bucais apropriados. A falta de higiene bucal e visitas regulares ao dentista contribuem para agravar tais condições e, consequentemente, para a perda dentária. Além disso, a falta de dentes pode ter impactos negativos na qualidade de vida dos idosos, como dificuldades na mastigação, fala e estética oral. Uma opção para restaurar essas funções e melhorar a qualidade de vida é o uso de próteses dentárias, no entanto, isso também depende dos cuidados bucais adequados, como a limpeza e manutenção regular. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os cuidados bucais adequados desempenham um papel fundamental na prevenção da perda de dentes em idosos e na promoção do uso adequado de próteses dentárias. A conscientização sobre a importância da higiene oral, a adoção de práticas adequadas de escovação e uso de fio dental, juntamente com visitas regulares ao dentista, são essenciais para manter a saúde bucal e prevenir complicações associadas à perda de dentes em idosos. Além disso, é fundamental promover a educação em saúde bucal para os idosos, capacitando-os a cuidar de sua saúde oral e buscar assistência odontológica quando necessário.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1303
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THARLLES BRUNO LIMA SILVA THAYNÁ PEREIRA MARTINS_TCC.pdf390,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.