Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1301
Título: A influência da incorporação do óxido de grafeno ao polimetilmetacrilato na atividade antimicrobiana: uma revisão de literatura
Autor(es): Brigido, Jandenilson Alves
Germano Júnior, Aloisio Batista
Lima, Robert Italo Morais de
Palavras-chave: Polimetilmetacrilato
Agente antibacteriano
Óxido de grafeno
Data do documento: 1-Jun-2023
Citação: GERMANO JÚNIOR, Aloisio Batista; LIMA, Robert Italo Morais de. A influência da incorporação do óxido de grafeno ao polimetilmetacrilato na atividade antimicrobiana: uma revisão de literatura. 2023. 19f. Artigo (Graduação em Odontologia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: O polimetilmetacrilato (PMMA) é um material muito utilizado na Odontologia para diversas especialidades, principalmente, na prótese. Ele é utilizado na fabricação de próteses totais e parciais, por exemplo, das quais precisam substituir a dentição perdida do paciente. Como as próteses são utilizadas por muito tempo, há o acúmulo de bactérias e outros microrganismos que naturalmente se aderem ao material mesmo com a higienização. O objetivo do presente estudo foi identificar o efeito da adição de nanopartículas de óxido de grafeno (GO) ao polimetilmetacrilato com foco na atividade antibacteriana. Sendo assim, foi realizado uma revisão de literatura, por meio da busca de artigos nas bases de dados PubMed, Science Direct, Ebsco Host e Web of Science, publicados nos últimos 10 anos, utilizando as palavras-chave: “Polymethyl Methacrylate”, “Anti-Bacterial Agents”, “Graphene Oxide”. A incorporação do óxido de grafeno ao polimetilmetacrilato em concentrações adequadas melhora as propriedades antimicrobianas e antifúngicas, sendo aconselhável adicionar concentrações de GO <2% em peso. Uma alternativa para diminuir o risco de toxicidade é a combinação da adição do GO juntamente com outros agentes químicos ao PMMA, como a prata e o fluconazol.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1301
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALOISIO BATISTA GERMANO JÚNIOR ROBERT ITALO MORAIS DE LIMA_TCC.pdf308,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.