Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1300
Título: Fibrina rica em plaquetas e plasma rico em plaquetas aplicados à odontologia estética: uma revisão de literatura
Autor(es): Brigido, Jandenilson Alves
Brito, Felícia Soares
Sousa, Kelres Caroline Oliveira de
Palavras-chave: Gestação
Fibrina Rica em Plaquetas
Regeneração da Pele por Plasma
Odontologia
Data do documento: 1-Jun-2023
Citação: BRITO, Felícia Soares; SOUSA, Kelres Caroline Oliveira de. Fibrina rica em plaquetas e plasma rico em plaquetas aplicados à odontologia estética: uma revisão de literatura. 2023. 25f. Artigo (Graduação em Odontologia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: O envelhecimento é um processo fisiológico natural próprio a todos seres vivos que ocorre a nível celular e pode se manifestar de diversas formas, causado por fatores intrínsecos e extrínsecos, não definido pela cronologia. O tecido cutâneo é responsável por manifestar sinais visíveis de rugas, linhas de expressões, pigmentações e atrofia causados pela exposição solar, alcoolismo, tabagismo e uma dieta desequilibrada, a vista disso, a busca por medidas de promoção do rejuvenescimento facial cresce abundantemente. O tratamento com agregados plaquetários é promissor por também demonstrar características importantes na estimulação de colágeno e elastina pela liberação de fatores de crescimento que melhoram o aspecto da pele. A partir da revisão de literatura integrativa desenvolvida, buscaram-se estudos que evidenciam a aplicabilidade e os benefícios do PRP e PRF para a odontologia estética. Através de uma pesquisa nos bancos de dados PubMed, Ebsco e Lilacs, utilizando os descritores “Platelet Rich Fibrin”, “Platelet-Rich Plasma”, “Plasma Skin Regeneration” e “Dentistry” além de seus respectivos termos em português incluindo publicações de 2018 a 2023. Desta forma, constatou-se c que estes agregados plaquetários promovem a regeneração das células tronco e a remodelação dos tecidos favorecendo o rejuvenescimento da pele, o tratamento de cicatrizes de acne e significativo grau de epitelização, com diminuição dos efeitos adversos e baixo custo, podendo ser associado a outras técnicas. A aplicação do PRP e PRF apresentaram resultados significativos no tratamento de defeitos de pele causado pelo envelhecimento e hábitos prejudiciais, mostrando-se promissores em comparação a outras modalidades regenerativas.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1300
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FELÍCIA SOARES BRITO KELRES CAROLINE OLIVEIRA DE SOUSA_TCC.pdf298,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.