Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1295
Título: O preconceito à pessoa com deficiência: análise de comentários capacitistas no Instagram
Autor(es): Ramos, Karen Stefanny Crisostomo
Brasileiro, Marília Honorato
Mesquita, Marllyana Lima de
Palavras-chave: Capacitismo
Instagram
Pessoas com deficiência
Data do documento: 15-Jun-2023
Citação: BRASILEIRO, Marília Honorato.; MESQUITA Marllyana Lima de. O preconceito à pessoa com deficiência: análise de comentários capacitistas no Instagram. 2023. 31f. Artigo (Graduação em Psicologia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: O capacitismo pode ser entendido como a forma de preconceito contra pessoas com deficiência, sobre um ideal de um corpo padrão imposto na sociedade. A pesquisa teve por objetivo discutir o capacitismo encontrado nos comentários advindos, do Instagram, de 3 influenciadores digitais. Foi utilizado como metodologia a Pesquisa Documental, a qual permite que sejam analisados documentos, escritos ou não, sendo possível assim produzir discussões através destes. Ao longo das análises, identificou-se discursos de ódio, os quais inferiorizavam e violentavam as existências das pessoas com deficiência. A pesquisa concluiu que tais discursos capacitistas, no Instagram, podem ocasionar sofrimento psíquico e emocional, sendo também, pontuado a urgência de produzir pesquisas científicas acerca das consequências do capacitismo no campo da Psicologia.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1295
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARÍLIA HONORATO BRASILEIRO MARLLYANA LIMA DE MESQUITA - TCC.pdf298,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.