Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1294
Título: Arte e adolescência: uma revisão bibliográfica à luz da Gestalt-Terapia
Autor(es): Oliveira, Maria Zelfa de Souza Feitosa
Freitas, Davi Santiago de
Rodrigues, Raiane Fernandes
Palavras-chave: Arte
Adolescência
Gestalt-Terapia
Data do documento: 13-Jun-2023
Citação: FREITAS, Davi Santiago de.; RODRIGUES, Raiane Fernandes. Arte e adolescência: uma revisão bibliográfica à luz da Gestalt-Terapia. 2023. 20f. Artigo (Graduação em Psicologia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: Este artigo apresenta uma revisão integrativa que tem por objetivo analisar as intersecções entre a arte e a Gestalt-Terapia e expor a potencialidade dessa relação para a atuação de profissionais da psicologia com adolescentes. Ao compreendermos mais profundamente a interação entre arte, Gestalt-Terapia e adolescência, poderemos ampliar as possibilidades de intervenção terapêutica nessa fase do desenvolvimento, oferecendo aos adolescentes um espaço de expressão, reflexão e transformação. Foram analisados artigos disponíveis em bases de dados eletrônicos nos últimos dez anos, publicados no Brasil e em português. A Gestalt-Terapia e a arte possuem proximidades teóricas e podem ser grandes aliadas para proporcionar um ambiente terapêutico rico em possibilidades, oferecendo um canal de comunicação capaz de dar forma àquilo que se desenha existencialmente para o sujeito, mas ainda não se mostra completamente. A partir da pesquisa foi identificada uma escassez de produções que direcionam essa aliança para o público adolescente. Dessa maneira, este artigo nos convida a refletir sobre o que invisibiliza os adolescentes diante dessa temática.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1294
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAVI SANTIAGO DE FREITAS RAIANE FERNANDES RODRIGUES_TCC.pdf215,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.