Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1293
Título: Negligência parental e as implicações no desenvolvimento social e emocional de crianças: uma revisão integrativa
Autor(es): Cavalcante, Amanda Livia de Lima
Almeida, Carlos Jessé Nunes de
Silva, Beatriz Fernandes da
Palavras-chave: infância
família
negligência
desenvolvimento infantil
Data do documento: 6-Jun-2023
Citação: ALMEIDA, Carlos Jessé Nunes de.; SILVA, Beatriz Fernandes da. Negligência parental e as implicações no desenvolvimento social e emocional de crianças: uma revisão integrativa. 2023. 32f. Artigo (Graduação em Psicologia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: O presente estudo aborda a temática da negligência parental como uma violência que tem implicações no desenvolvimento social e emocional de crianças. O estudo acerca desse tema se faz relevante para o campo da Psicologia, uma vez que, poderá ser potente para a compreensão no âmbito acadêmico e social. Sabemos que o assunto é de grande importância, já que o dano ao desenvolvimento da criança é significativo, afetando em diversos segmentos, como: psicológico, educacional, cultural, econômico, entre outros. Neste contexto, devemos entender os causadores, as dificuldades e os meios de ajuda, na qual a criança pode recorrer, dando a devida credibilidade sobre o contexto em que a mesma está inserida. O objetivo geral desta pesquisa é analisar as implicações da negligência parental no desenvolvimento social e emocional de crianças. Para isso foram utilizados os objetivos específicos: i) expor sobre o percurso histórico da infância, ii) refletir sobre as relações familiares e a negligência parental e iii) discutir sobre as especificidades do desenvolvimento das crianças. O percurso metodológico caracterizou-se por pesquisa qualitativa do tipo revisão de literatura integrativa. Esse método sistematiza a perspectivas dos autores, juntamente com a visão crítica de quem está analisando. Os dados coletados foram submetidos a vários critérios avaliativos, na qual 8 artigos foram utilizados como referência para discutir sobre o assunto. Considera-se que, os resultados evidenciados, sendo eles: a negligência parental e social na sociedade brasileira; acriança diante da violência; o fator econômico como um problema social; os profissionais da saúde e sua importância na identificação de negligência; a família e os vínculos afetivos; a mãe vista como a responsável e irresponsável; a postura do pai em relação à criação da criança e a comunicação não violenta no desenvolvimento social e emocional das crianças, baseado nesses assuntos destacados acreditamos que esse estudo possa ser utilizados por outros profissionais que atuam direta e indiretamente com o público, visando adquiri conhecimento, ou motivá-los na melhoria da qualidade de vida das crianças.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1293
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BEATRIZ FERNANDES DA SILVA CARLOS JESSÉ NUNES DE ALMEIDA_TCC.pdf370,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.