Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1290
Título: A preparação para o exame nacional do ensino médio referente aos conteúdos da Educação Física
Autor(es): Policarpo, Bruno Feitosa
Silva, Antônia Lia Uchôa da
Palavras-chave: Educação Física
Exame nacional do ensino médio
Conteúdos
Data do documento: 4-Jun-2021
Citação: SILVA, Antônia Lia Uchôa da. A preparação para o exame nacional do ensino médio referente aos conteúdos da Educação Física. 2021. 16f. Artigo (Graduação em Educação Física - Licenciatura). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: Durante muito tempo a Educação Física foi rotulada como somente uma tarefa de lazer, mas vendo todos os seus benefícios em relação a formação do cidadão tornou-se um componente curricular obrigatório da educação básica pela Lei de Diretrizes e Bases (no. 9394/96). Sendo assim os alunos devia cursar a disciplina para ter contato com as práticas em benefícios da qualidade de vida. O objetivo desse estudo é verificar no município de Paracuru -CE, como os alunos de educação física do ensino médio estão sendo preparados para o ENEM. O cenário da pesquisa será em escolas que disponibiliza ensino médio situada no município de Paracuru – CE, onde possui 3 escolas públicas de ensino médio e uma escola particular. Os dados foram coletados através de um questionário semiestruturado, ou seja, com questões abertas e fechadas. Os principais resultados apontam no total de 100% dos participantes aborda os conteúdos de dança, esporte, lutas e saúde em suas aulas, 50% os conteúdos de ginastica, pratica corporal de aventura e jogos e brincadeiras e 75% sociedade. No questionamento de quando se inicia a preparação 50% inicia no 1o ano do ensino médio. Os resultados em relação a metodologia utilizada, 100% realiza teoria, pratica e resoluções de questões nessa preparação e foi evidenciado a dificuldade em suas aulas pela falta de matérias específicos e didático. Conclui-se que o presente estudo/pesquisa identificou algumas dificuldades em relação ao preparatório para o Enem, pois, ainda os cronogramas ficam a cargo dos professores decidir quais conteúdos devem ser abordados.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1290
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (L.do) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTÔNIA LIA UCHÔA DA SILVA_TCC.pdf380,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.