Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1288
Título: Rapel e escalada indoor: conteúdos possíveis na educação física escolar?
Autor(es): Ferreira Junior, Jose Ribamar
Lima, Tiésery Siboney Paes
Palavras-chave: Esportes de aventura
Escola
BNCC
Data do documento: 30-Jun-2021
Citação: LIMA, Tiésery Siboney Paes. Rapel e escalada indoor: conteúdos possíveis na educação física escolar? 2021. 28f. Artigo (Graduação em Educação Física - Licenciatura). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: A Educação Física como componente curricular na escola passou ao longo dos anos por diversas mudanças, uma das últimas vieram através da BNCC, que dentre as novas orientações coloca o bloco de conteúdos Práticas Corporais de Aventura (PCA) como conteúdo a ser trabalhado nas escolas. O presente estudo teve como objetivo buscar compreender como está acontecendo a implementação das PCA, se os professores tem encontrado dificuldades, conhecem as modalidades e se tiveram vivências com PCA durante a graduação. Participaram da pesquisa treze professores da rede básica de ensino. A pesquisa caracteriza-se por um estudo de natureza básica, com objetivo exploratório e descritivo, com uma abordagem predominantemente quantitativa, fundamentada em pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. Para coleta de dados foi utilizado um questionário que foi disponibilizado em grupos de whatsapp para Profissionais de Educação Física, o questionário dispunha de oito perguntas, sendo quatro objetivas e quatro abertas. Os principais resultados apontam que a falta de espaço e material 38,8% da amostra, falta de apoio da escola citado por 15,4% e formação deficitária para PCA durante a graduação citado por 23,1% são os principais entraves para a implementação das modalidades nas aulas. Observamos que embora os professores tenham dificuldades, 61,5% estão buscando aplicar os conteúdos em suas aulas, os professore com mais de dez anos de formação são os que tiveram menos acesso as PCA ou quando tiveram era uma disciplina alternativa. Concluímos que para o melhor desenvolvimento das PCA, as modalidades precisam ser melhor trabalhadas durante a graduação, a escola deve oferecer apoio a prática das modalidades, buscando parcerias com as secretarias de educação municipais e estaduais para oferecer cursos de capacitação para os professores nessa área. Aos professores recomendamos a busca por mais formação para PCA, pois assim poderiam conhecer mais modalidades e ter propriedade pra fazer adaptações a sua realidade.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1288
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (L.do) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TIÉSERY SIBONEY PAES LIMA_TCC.pdf329,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.