Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1287
Título: A perspectiva familiar sobre a inserção infantil na prática de natação
Autor(es): Policarpo, Bruno Feitosa
Mota, Anderson Henrique Guimarães
Palavras-chave: Natação Infantil
Desenvolvimento Motor e Cognitivo
Educação Física
Data do documento: 15-Jun-2021
Citação: MOTA, Anderson Henrique Guimarães. A perspectiva familiar sobre a inserção infantil na prática de natação. 2021. 19f. Artigo (Graduação em Educação Física - Bacharelado). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: Desde o século XIX, a natação é executada na sociedade ocidental como prática esportiva. A partir desse pressuposto, é indispensável afirmar que tal modalidade tem ganhado um amplo reconhecimento e uma crescente adesão nas últimas décadas, em grande parte, pelo público infantil. Em consequência disso, objetiva-se trazer elucidações sobre a perspectiva da família acerca da natação no período da infância. O cenário desse estudo foram áreas de lazer comuns de condomínios residenciais, em que sejam realizadas aulas de natação infantil particulares na cidade de Fortaleza-ce, nos bairros São Gerardo, Parquelândia, Monte Castelo e Pici. Participaram da pesquisa 20 pais e responsáveis e, para a coleta de dados, foram utilizados questionários, os quais continham indagações acerca das principais motivações e benefícios da natação durante a infância. Os principais resultados apontam que a principal motivação inicial para a inserção infantil na referida prática esportiva foi o desenvolvimento motor e que o principal benefício encontrado com o decorrer da prática foi a segurança da criança em ambiente aquático. Conclui-se que a ascensão da adesão à prática de natação infantil tem embasamento teórico e prático e requer um incremento social e estatal, a fim de expandir as benesses da referida prática esportiva e de auxiliar no desenvolvimento pessoal e físico do público infantil.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1287
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDERSON HENRIQUE GUIMARÃES MÓTA_TCC.pdf706,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.