Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1257
Título: Fatores associados ao internet gaming disorder: uma revisão de literatura
Autor(es): Paiva, Felipe Moreira de
Freitas, Paulo Sérgio Quintela
Palavras-chave: Distúrbio de Jogos
Fatores de Risco
Jogos de Vídeo
Riscos
Distúrbio
Data do documento: 29-Jun-2021
Citação: FREITAS, Paulo Sérgio Quintela. Fatores associados ao internet gaming disorder: uma revisão de literatura. 2021. 21f. Artigo (Graduação em Farmácia). - Centro Universitario Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: O Internet Gaming Disorder, ou distúrbio de jogos de internet, caracteriza-se como o uso persistente de internet para jogar, na maioria das vezes com outras pessoas, levando a deficiência e a angústia clinicamente significativas que podem trazer agravos à saúde. Existem alguns fatores relacionados ao Internet Gaming Disorder, entretanto estes não foram elucidados o suficiente. O estudo tem como objetivo realizar uma revisão da literatura acerca dos fatores associados ao distúrbio de jogos. Trata-se de uma revisão integrativa com busca realizada nas bases de dados BVS e PUBMED, com limitação em 3 idiomas: Português, Inglês e Espanhol, com estudos de 2011 a 2021. Foram encontrados 16 artigos que se encaixavam na temática, sendo a sua maioria estudos transversais e publicações internacionais. Os fatores associados ao distúrbio foram classificados em fatores psicológicos e outros fatores. Os principais fatores associados ao distúrbio foram, depressão, ansiedade, TDAH, estresse, e ser do gênero masculino, relatado na maior parte dos estudos. Ações de promoção à saúde são importantes para minimizar os agravos desse transtorno. Espera-se que esse estudo sirva de contribuição para apresentar a outros pesquisadores os fatores associados ao distúrbio de jogos e como se pode iniciar a atuar neles através de estratégias de saúde.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1257
Aparece nas coleções:Farmácia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAULO SÉRGIO QUINTELA FREITAS_TCC.pdf264,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.