Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1249
Título: Uso do Cranberry no Tratamento de Infecções Urinárias em Mulheres
Autor(es): Costa, Alanna Carla da
Oliveira, Ana Flávia de
Palavras-chave: Cranberry
proantocianidinas
Trato Urinário
Data do documento: 30-Jun-2021
Citação: OLIVEIRA, Ana Flávia. Uso do Cranberry no Tratamento de Infecções Urinárias em Mulheres. 2021. 29f. Artigo (Graduação em Farmácia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: Introdução: Cranberry (Vaccinium macrocarpon) nativa da América do Norte trata-se de uma pequena fruta vermelha e arredondada, composta por taninos, flavanoides, triterpenoides e ácidos orgânicos. As proantociadinas (PAC) são um dos taninos presentes no cranberry sendo de grande importância no tratamento e prevenção de infecções do trato urinário (ITUs) por possuir atividade inibitória na adesão bacteriana. As infecções urinárias são uma das infecções mais comum no mundo todo, afetando tanto mulheres quanto homens, porém afetam mais as mulheres devido a alguns riscos estabelecidos como: pré-menopausa, prática sexual, parceiros múltiplos e pós-menopausa, devido os níveis baixos de estrógeno. Algumas características do sistema urinário feminino influenciam no aumento da colonização das bactérias podendo desenvolver uma possível infecção do trato urinário (ITU) sendo elas: o tamanho da uretra que deixa a região vaginal próximo do anal deixando a mulher mais suscetível a infecções do trato urinário. Objetivo: Analisar o uso do cranberry no tratamento de infecções do trato urinário em mulheres. Metodologia: Foi realizada estudo de revisão integrativa da literatura. Os dados coletados foram selecionados nas seguintes bases de dados U.S. National Library of Mediane (Pubmed), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Para a pesquisa foram utilizados os seguintes descritores: Cranberry, infecção urinária, proantociadininas, antibióticos e seus correspondentes em inglês. Foram selecionados artigos originais publicados nos últimos 05 anos (2016 e 2021), em e/ou inglês, português, polonês e alemão traduzidos na plataforma Google tradutor, disponibilizados na íntegra completa. Resultados: Foram selecionados 11 artigos para compor os resultados deste estudo, por meio das análises dos estudos foi possível observar que o cranberry pode ser considerado como uma substância farmacológica como intuito de prevenir infecções urinárias não complicadas. Conclusão: propõe-se que o estudo realizado possa trazer uma melhor visão sobre o uso do cranberry e diminuição do uso do antibiótico no tratamento de infecções urinárias.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1249
Aparece nas coleções:Farmácia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA FLÁVIA DE OLIVEIRA_TCC.pdf525,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.