Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1247
Título: Dispositivos inalatórios no tratamento da asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
Autor(es): Silva, Aline Holanda
Sousa, Alan Viana de
Data do documento: 16-Jun-2021
Citação: SOUSA, Alan Viana de. Dispositivos inalatórios no tratamento da asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). 2021. 18f. Artigo (Graduação em Farmácia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. Como resultado da inflamação, as vias aéreas são hiper-responsivas e contraem-se facilmente em resposta a uma ampla gama de estímulos. A Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) está associada à resposta inflamatória crônica das vias aéreas, causada por partículas ou gases nocivos. Relacionada principalmente ao tabagismo, sendo este o principal fator de risco para a doença. Caracterizada por persistente limitação do fluxo aéreo, onde se faz necessário inibir a ação inflamatória dessas vias. Durante o tratamento é utilizado dispositivos inalatórios com doses de corticosteroides, anti-inflamatório potente que ameniza os sintomas de tais enfermidades. Objetivo: Realizar uma breve revisão de literatura acerca das características epidemiológicas e fisiopatológicas da asma e do DPOC, bem como os principais tratamentos, quanto as instruções de cada dispositivo inalatório. Metodologia: Uma revisão de literatura narrativa que se restringiu a artigos originais e de revisão, publicados em idiomas português e inglês, encontrados nas bases de dados utilizadas MEDLINE e SCIELO que abordassem o tema em questão, publicados no período de 2006 a 2021, utilizando os seguintes descritores: asma, DPOC, adesão do dispositivo inalatório e/ou técnicas inalatórias. Resultados: A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é um estado patológico que pode ser prevenido e tratado, caracterizado por uma limitação do fluxo aéreo que não é totalmente reversível, já a asma é uma doença inflamatória crônica, caracterizada por hiper responsividade das vias aéreas inferiores e por limitação variável ao fluxo aéreo, reversível espontaneamente ou com tratamento. Para tratamento de ambos se utiliza dispositivos inalatórios que têm como objetivo de aplicar o fármaco nas vias áreas a fim de obter os seus efeitos terapêuticos. Cada dispositivo tem diferente função a fim de facilitar o uso para a situação do paciente. Conclusão: A principal meta do tratamento da asma é a obtenção e manutenção do controle da doença, se sabe que o tratamento com dispositivo existe infinitas chances de conter erros durante o uso doméstico. Entretanto o tratamento da DPOC se dá principalmente por não farmacológico, focando na própria conduta do paciente. Para ambos deve ser instituído um tratamento de acordo com os objetivos individuais, incluindo a importância da dose terapêutica e escolha do medicamento.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1247
Aparece nas coleções:Farmácia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALAN VIANA DE SOUSA_TCC.pdf238,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.