Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1245
Título: Pilates para gestantes com diagnóstico de incontinência urinária: prevenção e tratamento
Autor(es): Taddeo, Patricia da Silva
Leite, Nicole Emille Santos
Viana, Giulianne Rayssa Ferreira
Palavras-chave: Pilates
exercise movement technics
movement techniques
Pilates training
pregnancy
pregnant women
gestation
urinary incontinence
Data do documento: 15-Jun-2021
Citação: LEITE, Nicole Emille Santos; VIANA, Giulianne Rayssa Ferreira. Pilates para gestantes com diagnóstico de incontinência urinária: prevenção e tratamento. 2021. 26f. Artigo (Graduação em Fisioterapia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: No período gestacional, o corpo da mulher sofre inúmeras alterações que favorecem a perda da força da musculatura do assoalho pélvico, causada pelo crescimento do bebê. O Pilates é uma atividade física que utiliza exercícios que trabalham a mente e o corpo em associação da respiração, com o intuito de melhorar a consciência corporal promovendo outros benefícios a saúde, como o fortalecimento muscular, o alongamento e a respiração de forma correta. Diante do exposto, o estudo teve como objetivo analisar se o Pilates previne e trata gestantes diagnosticadas com incontinência urinária, avaliando se a prática tem eficácia no fortalecimento do assoalho pélvico, e identificar se existe algum exercício específico do Pilates que seja destinado à prevenção e/ou tratamento da IU. O estudo trata-se de uma revisão integrativa, no qual as buscas dos artigos foram realizadas nas bases de dados: Pubmed, Ebsco Host, PEDro e no diretório de revistas SciELO. Os artigos estudados apontam efetividade do treinamento muscular do assoalho pélvico em gestantes para prevenir a IU, todavia, apenas um artigo citou o Pilates como opção de recurso para a patologia. Torna-se evidente a precariedade de estudos na literatura científica que aborde mais sobre o Pilates na área de patologias provenientes da gestação, que é o caso da IU. Deste modo, constata-se que o objetivo do estudo ainda não pode ser afirmado, pela precariedade de estudos publicados sobre a atuação do Pilates para prevenção e tratamento de incontinência urinária em gestantes, o que se faz a incentivar os estudiosos a pesquisa da área para abranger maior conhecimento a comunidade profissional, na busca de expandir os recursos de melhorias para a patologia citada na temática deste estudo.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1245
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GIULIANNE RAYSSA FERREIRA VIANA NICOLE EMILLE SANTOS LEITE_TCC.pdf669,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.