Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1244
Título: Atuação da fisioterapia no tratamento da psoríase nos aspectos biopsicossociais uma revisão sistemática da literatura
Autor(es): Cavalcanti, Josenilda Malveira
Borges, Deysilene de Oliveira
Ferreira, Uly Ana da Silva
Palavras-chave: Psoríase
lesões Fisioterapia
Aspectos biopsicossocial
Data do documento: 15-Jun-2021
Citação: BORGES, Deysilene de Oliveira; FERREIRA, Uly Ana da Silva. Atuação da fisioterapia no tratamento da psoríase nos aspectos biopsicossociais uma revisão sistemática da literatura. 2021. 25f. Artigo (Graduação em Fisioterapia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: INTRODUÇÃO: A psoríase é uma doença inflamatória da pele, crônica, não transmissível e que ainda não existe cura, apenas tratamento. Diversos fatores podem causar a psoríase, sendo o principal fator a carga genética que se associa com fatores psicológicos ou estresse. Essa doença pode interferir na qualidade de vida, mesmo quando não é grave. OBJETIVOS: Descrever a atuação da Fisioterapia no tratamento da psoríase, avaliar o impacto da doença nos aspectos biopsicossociais e identificar os mais relevantes que desencadeiam a psoríase. MÉTODOS: Foi realizado um levantamento bibliográfico entre 2010 e 2021, de artigos indexados nas bases Scielo, Google acadêmico e PubMed. Os descritores usados na busca para elaboração deste estudo foram: Fisioterapia, psoríase e aspectos biopsicossociais. RESULTADOS: Nos estudos abordados pode se concluir que a utilização do laser como métodos terapêuticos na fisioterapia atingiu resultados de cicatrização nas lesões causada pela a doença e que a psoríase pode se tornar um obstáculo, seja no aspecto físico, emocional, social ou pessoal, sendo fonte de sentimentos negativos como medo e frustração. Foram reconhecidas como mais importantes as seguintes situações patológicas: melhores tratamentos fisioterapêuticos para psoríase e o impacto que essa doença causa na vida biopsicossocial do portador. CONCLUSÃO: Considera-se que o tratamento da psoríase por meio da fisioterapia é possível, podendo trazer consigo resultados que satisfaçam a expectativa dos pacientes, proporcionando-lhes melhor qualidade de vida.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1244
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DEYSILENE DE OLIVEIRA BORGES e ULY ANA DA SILVA FERREIRA_TCC.pdf567,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.