Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1240
Título: Repercussões da fisioterapia na qualidade de vida de crianças com paralisia cerebral: revisão integrativa
Autor(es): Taddeo, Patricia da Silva
Menezes, Luana Maria Bezerra de
Lopes, Maria Carolyne Braga
Palavras-chave: Paralisia Cerebral
Fisioterapia
Qualidade de Vida
Data do documento: 16-Jun-2021
Citação: MENEZES, Luana Maria Bezerra de; LOPES, Maria Carolyne Braga. Repercussões da fisioterapia na qualidade de vida de crianças com paralisia cerebral: revisão integrativa. 2021. 34f. Artigo (Graduação em Fisioterapia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: A Paralisia Cerebral (PC) é um conjunto de distúrbios neurológicos que afetam de forma permanente o desenvolvimento neuropsicomotor, resultante de lesões não progressivas em um cérebro em fase de maturação. A fisioterapia atua desde a prevenção até a reabilitação motora desses indivíduos. Crianças com PC enfrentam diariamente diversos obstáculos, afetando diretamente a sua qualidade de vida (QV), com isso, o objetivo deste estudo foi identificar se crianças com paralisia cerebral submetidas à fisioterapia apresentam melhora da qualidade de vida. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, desenvolvida de acordo com a estratégia PICO, onde a coleta de dados foi realizada nas bases de dados MEDLINE/PubMed®, EBSCO, LILACs, PEDro e SciELO, nos meses de março e abril de 2021. Foram selecionados 12 artigos que abordaram diversos tipos de intervenções em crianças e adolescentes com PC, onde 50% artigos apontaram que não houve melhora em nenhum domínio da QV, 33,3% apontaram melhora em pelo menos um domínio na QV e 16,6% apontaram melhorias da QV a longo prazo. Contudo, esta revisão evidenciou que a fisioterapia tem influência positiva na QV de crianças com PC, todavia, nem todos os domínios são contemplados. Observou-se também a escassez de intervenções na área abordada, o que salienta a necessidade da produção de mais estudos que investiguem abordagens que contribuam e influenciem na QV dessas crianças.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1240
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUANA MARIA BEZERRA DE MENEZES MARIA CAROLYNE BRAGA LOPES_TCC.pdf455,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.