Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1238
Título: Perfil clínico-epidemiológico de pacientes com sequelas respiratórias pós covid-19.
Autor(es): Bessa, Francilena Ribeiro
Freitas, Sabrina Kelly Matos de
Santos, Vivian Bertoldo dos
Palavras-chave: Infecções por Coronavirus
Sequelas
Pandemia
Epidemiologia
Data do documento: 15-Jun-2021
Citação: FREITAS, Sabrina Kelly Matos de; SANTOS, Vivian Bertoldo dos. Perfil clínico-epidemiológico de pacientes com sequelas respiratórias pós covid-19. 53f. Artigo (Graduação em Fisioterapia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: INTRODUÇÃO: A Organização Mundial da Saúde declarou em 11 de março de 2020 a pandemia do novo coronavírus originado pelo vírus da síndrome respiratória aguda grave - SARS COV 2 devido à sua alta contaminação em diversos países, incluindo o Brasil. O covid-19 pode causar diversas alterações no organismo principalmente no sistema respiratório, e dependendo da condição clínica do indivíduo deixar sequelas respiratórias que poderá resultar na dificuldade da realização de atividades diárias e qualidade de vida. OBJETIVO: Descrever o perfil clínico epidemiológico de pacientes com sequelas respiratórias pós covid-19. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo transversal do tipo descritivo e quantitativo. A pesquisa foi realizada via internet em formato on-line, por meio do Google Forms. A população foi composta por indivíduos que testaram positivo para covid-19, e após recuperação apresentaram sequelas respiratórias. Foram excluídos aqueles que não residiam na cidade de Fortaleza, tiveram suspeita de covid-19, porém não realizaram o exame comprovando. Os dados da pesquisa foram tabulados no programa de planilhas Microsoft Office Excel 2016. RESULTADOS/DISCUSSÃO: A pesquisa abrangeu um total de 25 participantes no qual obteve uma prevalência do público feminino, com idade entre 26 a 40 anos. Os principais sinais e sintomas durante a infecção foram cansaço e febre, sendo que a maioria não teve nenhuma comorbidade, e em relação às sequelas respiratórias pós covid-19 se destacaram sinais de esforço respiratório ao realizar alguma atividade e cansaço nas atividades diárias. CONCLUSÃO: Diante disso, foi possível identificar a predominância de sequelas respiratórias após a recuperação da doença, evidenciando a importância do atendimento fisioterapêutico. A pandemia do covid-19 ainda é para todos uma doença nova, pois o vírus se encontra em constante variação, sendo necessário a produção de mais pesquisas sobre o tema, se tornando um desafio para a ciência.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1238
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SABRINA KELLY MATOS DE FREITAS e VIVIAN BERTOLDO DOS SANTOS_TCC.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.