Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1233
Título: Atuação do fisioterapeuta junto à equipe multidisciplinar no parto humanizado
Autor(es): Bessa, Francilena Ribeiro
Oliveira, Yara Joyce Victor
Palavras-chave: Fisioterapia
equipe de assistência ao paciente
equipe multiprofissional
parto humanizado
Data do documento: 15-Jun-2021
Citação: OLIVEIRA, Yara Joyce Victor. Atuação do fisioterapeuta junto à equipe multidisciplinar no parto humanizado. 2021. 19f. Artigo (Graduação em Fisioterapia). - Centro Universitario Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: Introdução Nas últimas décadas entrou em cena o termo “parto humanizado” que se trata de uma abordagem centrada no protagonismo da mulher durante o processo de nascimento do bebê. Essa perspectiva busca fortalecer o vínculo entre mãe e filho. Ações de atenção básica a saúde da gestante são acompanhadas em grupos por equipes interdisciplinares do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF). O fisioterapeuta compõe as equipes multidisciplinares, atuando na promoção da saúde, atendendo as alterações fisiológicas da gestação, auxiliando a mulher a ter um processo de parturição mais dinâmico, natural, participativo e satisfatório. Objetivos: Descrever a atuação do fisioterapeuta junto à equipe multidisciplinar no parto humanizado. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa de literatura, baseada na busca de artigos dos anos de 2010 a 2020, no National Library of Medicine (Medline), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico. Resultados e discussão: O suporte físico e emocional oferecido pela assistência do fisioterapeuta auxilia no alcance da humanização e bem-estar da parturiente. A fisioterapia pode proporcionar bem-estar físico e emocional a mulher, isso deixa evidente que é cada vez mais necessária à sua inserção na área. Por ser um profissional altamente capacitado para diminuir as intercorrências de um parto normal, o fisioterapeuta deixa além da gestante, toda a equipe multiprofissional mais amparada. Considerações finais: Ao estar inserido na equipe multiprofissional o fisioterapeuta acaba por tranquilizar e dar conforto não somente às parturientes, como aos profissionais envolvidos no momento do parto por se sentirem mais seguros. Apesar da atuação da fisioterapia ainda não ser muito conhecida no âmbito obstétrico, esse profissional tem muito a contribuir para uma atenção cada vez mais humanizada nesse período.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1233
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YARA JOYCE VICTOR OLIVEIRA_TCC.pdf300,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.