Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1230
Título: Repercussões das ciências humanas na formação do nutricionista: uma revisão integrativa
Autor(es): Souza, Daniela Vieira de
Soares, Sara Costa Martins Rodrigues
Palavras-chave: Ensino Superior
Ciências Humanas
Ciências Sociais
Nutrição
Data do documento: 10-Jun-2021
Citação: SOARES, Sara Costa Martins Rodrigues. Repercussões das ciências humanas na formação do nutricionista: uma revisão integrativa. 30f. Artigo (Graduação em Nutrição) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: No Brasil, sob influência dos estudos sobre alimentação do médico Pedro Escudero e da luta da classe de enfermagem, em 1930, iniciou-se o estudo de Nutrição no País. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais de Nutrição, a formação do nutricionista deve ser generalista, humanista e crítica. Entretanto, o desenvolvimento de olhar crítico do nutricionista na atuação junto ao paciente ainda é limitado. Visando cobrir esses déficits de formação e atuação, as matrizes curriculares dos cursos de nutrição passaram por uma série de reformulações, onde inclui-se disciplinas da modalidade das Ciências Humanas como Sociologia, Filosofia, Antropologia, Psicologia. Diante disso, o objetivo foi compreender as repercussões da inclusão das disciplinas de Ciências Humanas e os impactos na atuação do profissional. O presente trabalho consistiu em uma revisão integrativa de literatura. Foram considerados os artigos publicados entre os anos de 2011 e 2021 e que fossem capazes de dialogar com a pergunta hipótese. Os descritores utilizados para pesquisa foram Ciências Humanas, Ciências Sociais, Ensino Superior e Nutrição. As bases de dados utilizadas para pesquisa foram: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Portal de Periódicos da Capes. Após filtragem, 13 artigos foram selecionados para a revisão integrada de literatura. Foram encontradas reformulações de planos políticos pedagógicos visando a inclusão das ciências humanas, porém evidenciou-se a dificuldade de articulação destas disciplinas à realidade do estudante de Nutrição. A Saúde Coletiva surge como uma aliada na articulação das ciências humanas e nutrição, visando a formação de um profissional contextualizado com a realidade e voltado para o sistema público de saúde, através da interdisciplinaridade e da busca do fortalecimento de ações voltadas para a Segurança Alimentar. Entretanto, a carência de estudos mais recentes demonstra a necessidade de maiores discussões sobre o tema.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1230
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
REPERCUSSÕES DAS CIÊNCIAS HUMANAS NA FORMAÇÃO DO NUTRICIONISTA UMA REVISÃO INTEGRATIVA - Sara Costa.pdf625,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.