Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1227
Título: A influência dos probióticos na presença de sintomas depressivos: uma revisão integrativa da literatura
Autor(es): Bezerra, Alane Nogueira
Rodrigues, Maria Regiane da Conceição
Palavras-chave: Probiótico
Depressão
Microbiota
Ensaio Clínico
Data do documento: 7-Jun-2021
Citação: RODRIGUES, Maria Regiane da Conceição. A influência dos probióticos na presença de sintomas depressivos: uma revisão integrativa da literatura. 26f. Artigo (Graduação em Nutrição) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: A depressão representa um grave problema de saúde pública, sendo uns dos transtornos mentais mais comuns em todo mundo. Esse transtorno tem como característica comum a presença de tristeza, sensação de vazio ou neurastenia, acompanhado de alterações físicas e cognitivas. Essas alterações afetam significativamente a capacidade de funcionamento do indivíduo. Desta forma, a literatura vem comprovando cada vez mais a importância da relação entre o intestino e o cérebro nos transtornos depressivos. A relação estreita entre a microbiota, o eixo intestino-cérebro e a psicopatologia tem sido alvo de estudos frequentes, pois estabelece-se uma nova perspectiva acerca da fisiopatogenia, prevenção e tratamento da depressão, com a regulação da microbiota intestinal. Diante disso, esta pesquisa objetivou compreender a influência da microbiota intestinal com a patogênese da depressão e a relação da sua modulação como uma possível forma de tratamento alternativo para a depressão. Trata-se de uma revisão de literatura integrativa, o levantamento de dados científicos foi feito utilizando as seguintes bases de dados: PubMed, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online – Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde – LILACS, tendo um espaço temporal de 2011 a 2021. Os estudos propuseram avaliar os efeitos dos probióticos sobre os sintomas depressivos. A suplementação com probióticos reduziu os escores de depressão, melhorou a composição da microbiota intestinal e reduziu os índices de Interleucina 6 (IL-6). O presente estudo sugere que a suplementação com probióticos seja pensada como possível tratamento alternativo para a depressão. Portanto, se faz necessário estudos futuros com a finalidade de esclarecer os benefícios dos probióticos em longo prazo. Além disso se faz necessário a análise de forma criteriosa e específica dosagens e cepas de probióticos, para que se tenha uma melhor efeitos desta suplementação sobre as doenças mentais.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1227
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA REGIANE DA CONCEIÇÃO RODRIGUES_TCC.pdf453,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.