Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1226
Título: Os efeitos da vitamina D nas alterações fisiológicas do envelhecimento
Autor(es): Paim, Raquel Teixeira Terceiro
Araújo, Maria Josilene Bezerra
Palavras-chave: Vitamina D
Idoso
Envelhecimento Saudável
Suplemento Nutricional
Data do documento: 15-Jun-2021
Citação: ARAÚJO, Maria Josilene Bezerra. Os efeitos da vitamina D nas alterações fisiológicas do envelhecimento. 2021. 32f. Artigo (Graduação em Nutrição) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: O envelhecimento é um processo de alterações fisiológicas que reduz as respostas de agentes estressores, tornando-o vulnerável a lesões, favorecendo a perda de massa muscular e massa óssea, aumentando o risco de fraturas. Além disso, aumenta a ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis, alterações cognitivas, permitindo uma redução na capacidade funcional e nas atividades diárias. Os idosos apresentam deficiência de vitamina D, na forma de 25-hidroxivitamina D [25(OH) D] que pode ocasionar baixos níveis séricos de vitamina D, sendo fator importante para o surgimento de fraturas, fragilidade óssea, estando associados com a diminuição da absorção de cálcio pelo intestino, pois a vitamina D desempenha função importante na homeostase do cálcio. Mundialmente é estimado que 1 bilhão de pessoas tenha deficiência ou insuficiência de vitamina D, inúmeros fatores de riscos foram relatados, como idade, Institucionalização, nefropatia, doenças renais, latitude distante do equador, hiperpigmentação da pele, obesidade, tabagismo, e certos medicamentos, como corticoides. Pesquisadores referem que existe uma forte carência de 25-hidroxivitamina D (25 (OH) D quando os níveis séricos estão abaixo de 10 ng/mL, deficiência moderada estando entre 10 e 20 ng/mL, insuficiência no intervalo entre 20 e 30 ng/mL e valores adequados se estiverem acima de 30 ng/mL e menor que 100 ng/ml. Diante do exposto, esse estudo tem o objetivo examinar as evidências cientificas sobre a eficácia da suplementação de vitamina D nas alterações fisiológicas, patológicas e somáticas inerentes ao processo de envelhecimento. O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa de literatura. O período da coleta de dados aconteceu entre os meses de janeiro e fevereiro de 2021, nas bases de dados SCIELO (Scientific Eletronic Library Online), e BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), com uma seleção de descritores em consulta aos Descritores em Ciências da Saúde, DeCS / MeSH, sendo utilizados para as palavras-chave: D vitamin, elderly, supplementation, healthy aging, nutritional supplement. Excluíram-se os artigos que não se encaixaram no perfil da pesquisa, não apresentavam claramente doses de vitamina D, artigos duplicados, de revisão, com crianças, grávidas, adultos e artigos que não aplicaram intervenção com suplementação de vitamina D. Alguns benefícios foram observados como coadjuvante no tratamento de comorbidades, associado ou não ao exercício físico, efeito positivo no status sérico da vitamina D, melhoria da função física, força muscular, além de desfechos importantes decorrentes de doenças psicológicas e cognitivas, porém não houve diferença significativa em relação ao bem-estar e estado de humor (agitação e depressão). Em conclusão foi possível avaliar que os estudos têm resultados promissores da utilização da vitamina D em várias estratégias para diminuir sintomas de comorbidades que o envelhecimento proporciona.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1226
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA JOSILENE BEZERRA ARAÚJO_TCC.pdf359,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.