Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1223
Título: Terapia nutricional imunomoduladora em pacientes com sepse: uma revisão de literatura
Autor(es): Bezerra, Alane Nogueira
Barbosa, Leila Giovanna Diniz
Palavras-chave: Sepse
Imunomodulador
Terapia Nutricional
Data do documento: 7-Jun-2021
Citação: BARBOSA, Leila Giovanna Diniz. Terapia nutricional imunomoduladora em pacientes com sepse: uma revisão de literatura. 32f. Artigo (Graduação em Nutrição) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: A sepse é uma resposta inflamatória sistêmica a uma infecção. A nutrição tem um papel importante na terapia da doença, com a utilização de nutrientes com função imunomoduladora. Esta revisão teve como objetivo identificar os possíveis efeitos da administração de imunonutrientes em pacientes acometidos pela sepse. Foram utilizadas as bases de dados do PubMed e Lilacs, publicados na língua inglesa, portuguesa e espanhola, no período 2011 a 2021. Foram incluídos ensaios clínicos randomizados realizados em indivíduos acometidos pela sepse, que tenham feito uso de imunonutrientes. Foram excluídos artigos não-originais, além de estudos com animais ou in vitro e, ainda, estudos que associassem os imunonutrientes a corticoides. Do total de 173 artigos encontrados, 10 obedeceram aos critérios de inclusão. Os imunonutrientes mais utilizados foram ácidos graxos, vitaminas antioxidantes e glutamina. Os principais achados dos estudos estão relacionados à melhora no quadro inflamatório dos pacientes hospitalizados, redução do tempo de permanência em UTI, bem como uma possível redução da mortalidade. Existem evidências da eficácia dos imunonutrientes na prática clínica como auxiliares do tratamento da sepse. Entretanto, faz-se necessários mais estudos, a fim de comprovar a capacidade dos imunomoduladores de reduzir a gravidade da doença e determinar, de forma mais evidente, dosagem e duração da suplementação.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1223
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEILA GIOVANNA DINIZ BARBOSA_TCC.pdf461,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.