Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1222
Título: Preditores de risco cardiometabolico em adolescentes no Brasil: uma revisão integrativa
Autor(es): Paim, Raquel Teixeira Terceiro
Silva, Karla Evelyn Oliveira
Palavras-chave: Adolescente
Síndrome metabólica
Estado nutricional
Data do documento: 25-Jun-2021
Citação: SILVA, Karla Evelyn Oliveira. Preditores de risco cardiometabolico em adolescentes no Brasil: uma revisão integrativa. 2021. 37f. Artigo (Graduação em Nutrição) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: A síndrome metabólica é reconhecida pela combinação de pelo menos três dos seis componentes alterados, entre eles a circunferência abdominal, triglicerídeos, lipoproteína de alta densidade (HDL-c), pressão arterial, lipoproteína de baixa densidade (LDL-c) e glicemia de jejum. Diante do exposto, o objetivo desse estudo é identificar possíveis preditores cardiometabolico em adolescentes no Brasil, visto que tais alterações podem repercutir negativamente na vida adulta. Para a construção da revisão integrativa da literatura foram seguidos os seguintes passos: buscar da literatura com a delimitação de palavras-chaves, base de dados e aplicação de critérios definidos para a seleção dos artigos. Quais critérios? e a análise dos dados obtidos. Os trabalhos selecionados tiveram seus resumos lidos mais uma vez e analisados em ampla profundidade através de leitura crítica baseada em fundamentos teóricos atualizados. Os 15 artigos incluídos nos estudos foram analisados na íntegra e procedeu as informações necessárias para a extração das informações para o alcance do objetivo proposto. Os resultados deste trabalho atentam para a alta prevalência de alterações metabólicas importantes em adolescentes, necessitando de uma atuação mais específica pelos profissionais de saúde, particularmente no acompanhamento do estado nutricional, na prevenção e monitoramento desse público, que passam, por vezes, tangencialmente pelas políticas públicas de saúde.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1222
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KARLA EVELYN OLIVEIRA SILVA_TCC.pdf506,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.