Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1208
Título: Análise de rótulos de granolas em relação ao teor de fibras, presença de açúcares e informações obrigatórias de acordo com a legislação vigente
Autor(es): Pessoa, Priscila Pereira
Lima, Bruna Evangelista de
Palavras-chave: Rotulagem de alimentos
Fibras alimentares
Legislação sobre Alimentos
Açúcares
Data do documento: 16-Jun-2021
Citação: LIMA, Bruna Evangelista de. Análise de rótulos de granolas em relação ao teor de fibras, presença de açúcares e informações obrigatórias de acordo com a legislação vigente. 2021. 18f. Artigo (Graduação em Nutrição). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: O aumento pela busca de produtos alimentares mais saudáveis, estimulou o comércio a oferecer ao público produtos naturais, saudáveis e ricos em fibras, como por exemplo, a granola. Por ser um alimento embalado na ausência do consumidor, a granola comercializada no Brasil precisa atender as obrigatoriedades presentes nas legislações de rotulagem brasileira. A rotulagem nutricional orienta os consumidores sobre a composição nutricional do produto, os ingredientes utilizados, presença de compostos alergênicos, possibilitando escolhas alimentares mais saudáveis e conscientes. Diante do exposto, o presente estudo teve como objetivo informar sobre as características nutricionais desses produtos em relação ao teor de fibras, presença de açúcares e verificar as adequações de rotulagem conforme as legislações vigentes. A coleta de dados foi realizada por meio de checklists, elaborados a partir das legislações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que regulamentam a rotulagem no Brasil e, também, checklists sobre teor de fibras e presença de açúcares. As amostras de granolas foram adquiridas na qualidade de consumidor em diferentes supermercados de Fortaleza- CE, totalizando 30 rótulos avaliados. Obteve-se como inconformidades apenas a legislação RDC no 259/2002, dos quais, 23,3% (n=7) das amostras utilizaram sinais, símbolos, emblemas, ilustrações ou outras representações gráficas que podem tornar a informação incorreta, induzindo o consumidor ao equívoco. Além disso, 36,7% (n=11) das amostras aconselhavam seu consumo como estimulante, para melhorar a saúde, para prevenir doenças ou com ação curativa. A média de fibras foi de 3,24 g por porção, sendo em sua maioria classificada como fonte de fibras. O açúcar de adição esteve presente em 83,33 % (n=25) das amostras, sendo 9,75 g a média de açúcar por porção. Conclui-se que grande parte das legislações foram seguidas em sua totalidade. Embora a granola tenha sido classificada como fonte de fibras, o açúcar de adição esteve presente em boa parte das amostras. Logo, os consumidores que buscam alimentos mais nutritivos e saudáveis devem se atentar quanto a essas informações, sendo importante o estímulo à educação nutricional.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1208
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNA EVANGELISTA DE LIMA_TCC.pdf222,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.