Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1206
Título: Avaliação da contagem de carboidratos no controle metabólico e variáveis antropométricas em indivíduos diabéticos: uma revisão de literatura
Autor(es): Bezerra, Alane Nogueira
Nogueira, Anna Clarice de Lima
Palavras-chave: Terapia Nutricional
Diabetes Mellitus
Avaliação Nutricional
Data do documento: 7-Jun-2021
Citação: NOGUEIRA, Anna Clarice de Lima. Avaliação da contagem de carboidratos no controle metabólico e variáveis antropométricas em indivíduos diabéticos: uma revisão de literatura. 2021. 30f. Artigo (Graduação em Nutrição). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: Introdução: O Diabetes Mellitus (DM) traduz-se como um distúrbio metabólico, decorrente de defeitos na produção/,secreção e/ou na ação da insulina. O cuidado nutricional tem um importante papel desde a descoberta até o gerenciamento da doença, refletindo no controle glicêmico, e a contagem de carboidratos vem sendo uma das intervenções nutricionais mais aceitas entre os diabéticos. Objetivo: Avaliar a eficácia da contagem de carboidratos como estratégia nutricional no tratamento do diabetes mellitus, bem como seus efeitos no controle metabólico e nas variáveis antropométricas. Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura integrativa, realizada em março e abril de 2021, no qual foram utilizadas as bases de dados Scielo, BVS e PubMed, considerando estudos publicados na língua inglesa, portuguesa e espanhola, no período de 2011 a 2021. Foram incluídos ensaios clínicos realizados em indivíduos diabéticos que aderem ao método de contagem de carboidratos como terapia nutricional. Foram excluídos artigos não-originais, estudos com animais, gestantes e lactantes. Resultados: Do total de 180 artigos encontrados, 6 obedeceram aos critérios estabelecidos. As amostras tiveram uma variabilidade de 10 a 110 participantes e o tempo de intervenção variou entre 12 semanas a 1 ano. Os principais resultados encontrados foram a redução dos níveis de hemoglobina glicada, redução nos valores de Índice de Massa Corpotal (IMC) e Circunferência da Cintura (CC), maior qualidade de vida e satisfação com o tratamento e aumento de colesterol total (CT) e low density lipoprotein (LDL-c). Conclusões: Estudos evidenciam uma melhora no controle glicêmico e metabólico, como também na qualidade de vida relacionada às restrições alimentares. Contudo, faz-se necessário mais estudos que comprovem seus efeitos sobre as variáveis antropométricas e bioquímicas em adultos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1206
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANNA CLARICE DE LIMA NOGUEIRA_TCC.pdf934,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.