Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1202
Título: Remoção de hábitos orais deletérios em crianças: revisão de literatura
Autor(es): Rebouças, Pedro Diniz
Martins, Deyvianne Késsia Marques
Garcia, Francisca Talia Gonçalves
Palavras-chave: chupetas
mamadeiras
sucção de dedo
Data do documento: 10-Jun-2021
Citação: MARTINS, Deyvianne Késsia Marques; GARCIA, Francisca Talia Gonçalves. Remoção de hábitos orais deletérios em crianças: revisão de literatura. 2021. 26f. Artigo (Graduação em Odontologia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: Introdução: Os hábitos orais deletérios tendem aparecer durante a primeira infância, e costumam perdurar principalmente em crianças que não recebem amamentação natural durante os primeiros 6 meses de vida. As práticas mais comuns são: uso da chupeta, mamadeira, sucção digital, onicofagia, bruxismo, morder objetos e/ou lábios. Estes hábitos também são instalados em casos de desequilíbrio emocional na criança, estando fortemente associados com a presença de más oclusões, também denominadas de oclusopatias, e configuram-se, como um importante fator no desenvolvimento de alterações estruturais e funcionais do sistema estomatognático, podendo resultar em alterações nos tecidos musculares, dentários e ósseos. Objetivo: Descrever os principais achados vigentes sobre hábitos orais deletérios em crianças e remoção precoce desses hábitos, como forma de prevenir e diminuir consequências futuras. Metodologia: Realizada nas bases de dados Scielo e PubMed. Foram utilizadas as palavras chave “Deleterius habitats AND children” no PubMed e “Nursing bottles, pacifiers AND sucking behavior” no Scielo. Discussão: Foram utilizados 08 artigos para compor esta revisão. Como resultado, a revisão traz aspectos gerais acerca da definição de hábitos orais deletérios e a sua etiologia, bem como as possíveis consequências e intervenções odontológicas. Considerações finais: Foram encontrados relatos de que a prevenção de hábitos orais deletérios é a amamentação natural por tempo e forma adequados. Dessa forma, é necessária uma abordagem multidisciplinar, visando melhores resultados na prevenção e remoção desses hábitos, visto que não se trata apenas de um processo mecânico e funcional, devendo-se considerar as implicações emocionais para as crianças e para os pais.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1202
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DEYVIANNE KÉSSIA MARQUES MARTINS FRANCISCA TALIA GONÇALVES GARCIA_TCC.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.