Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1201
Título: Reabilitação oral com carga imediata sobre implantes instalados por cirurgia guiada
Autor(es): Brigido, Jandenilson Alves
Costa, Enzo Araujo da
Oliveira, Rafael de Souza da Glória
Palavras-chave: Implantes dentários
Cirurgia Guiada
Carga imediata
Osseointegração
Data do documento: 9-Jun-2021
Citação: COSTA, Enzo Araujo da; OLIVEIRA, Rafael de Souza da Glória. Reabilitação oral com carga imediata sobre implantes instalados por cirurgia guiada. 2021. 35f. Artigo (Graduação em Odontologia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: A preocupação em reestabelecer a estética e a funcionalidade através dos implantes dentários, levou a odontologia a se atualizar para conseguir apresentar um aspecto estético e funcional satisfatório aos pacientes em um curto período de tempo e de forma menos invasiva. Dessa forma, o objetivo do estudo foi relatar as vantagens e desvantagens da reabilitação oral com carga imediata sobre implantes instalados por cirurgia guiada, bem como a sua utilização na odontologia contemporânea, por meio de uma revisão de literatura. Foi realizada uma pesquisa por artigos nas bibliotecas virtuais de 3 bases de dados, que se distribuem da seguinte forma: PubMed, utilizando as palavras-chave: “Dental Implants”, “Guide Surgery” e “Immeadite loading”. Ebsco Host, utilizando as palavras-chave: “Implantes dentários”, “Cirurgia Guiada” e “Carga imediata”. BVS, utilizando as palavras-chave: “Osseintegração”, “Prótese dentária”, “Implantes dentários”. Além de uma pesquisa manual, encontrando dois guias de práticas clínicas que foram usados para essa revisão. A amostra obtida, foi de 168. Inicialmente, realizaram-se as leituras de todos os títulos e eliminado os duplicados, obtendo 114 artigos. Realizado posteriormente a leitura dos resumos, respeitando-se os critérios de inclusão e exclusão, elegendo-se 52 estudos, para análise detalhada. Após a avaliação do texto completo, excluíram-se 39, restando apenas 13 artigos. Diferentes estudos apontaram as vantagens e limitações das técnicas cirúrgicas guiadas. A literatura ainda não consegue afirmar com certeza que as técnicas guiadas por computador são totalmente precisas, mas conseguem relatar que essas técnicas podem ser bem sucedidas se forem planejadas adequadamente.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1201
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ENZO ARAUJO DA COSTA RAFAEL DE SOUZA DA GLÓRIA OLIVEIRA_TCC.pdf287,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.