Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1199
Título: Restauração semidireta com resina composta em dentes posteriores: relato de caso clínico
Autor(es): Silveira, Paula Ventura da
Ferreira, Débora Araújo
Giancipoli, Gisely Costa
Palavras-chave: Restauração semidireta
Restauração onlay
Estética dentária
Resinas compostas
Data do documento: 7-Jun-2021
Citação: FERREIRA, Débora Araújo; GIANCIPOLI, Gisely Costa. Restauração semidireta com resina composta em dentes posteriores: relato de caso clínico. 2021. 31f. Artigo (Graduação em Psicologia). - Centro Universitario Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: As restaurações diretas apresentam boas propriedades mecânicas, porém quando utilizadas sem indicações em cavidades amplas, ficam susceptíveis a fraturas e ao desgaste, não apresentando sucesso e longevidade. Nesses casos o ideal é que sejam feitas restaurações indiretas do tipo inlay e onlay. Porém essa técnica possui uma etapa laboratorial, que demanda custo e tempo. Para tentar minimizar o custo e o tempo, e melhorar as propriedades da técnica direta, existem as restaurações SEMIDIRETAS. Objetivo: Relatar na forma de um caso clínico a confecção de uma restauração do tipo onlay pela técnica semidireta em um paciente atendido no complexo odontológico da unifametro. Caso clínico: Paciente de 32 anos do sexo Masculino apareceu na clínica odontológica da UNIFAMETRO, para substituição de restauração insatisfatória em dente posterior com ampla destruição coronária, foi removida a restauração anterior e realizada a moldagem da cavidade, após a obtenção do molde isolado, foi injetado o silicone de adição, após a polimerização do silicone de adição o mesmo é removido do molde, iniciando assim a restauração definitiva com resina composta, sobre o modelo obtido. Após a polimerização da resina composta, foi verificada a adaptação da peça na cavidade e realizado a cimentação com cimento resinoso Dual Relyx, após isso foi feito ajuste oclusal, acabamento e polimento. Conclusão: A técnica semidireta é uma opção de tratamento para restaurações em dentes posteriores, indicada para cavidades amplas, apresentando longevidade e menor custo, e dispensando etapa laboratorial, além de devolver a função e anatomia com mais detalhe do dente.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1199
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DÉBORA ARAÚJO FERREIRA E GISELY COSTA GIANCIPOLI_TCC.pdf637,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.